Quem já teve alguma crise renal causada pelas temíveis pedras nos rins sabe bem que essa é uma das dores mais fortes de todas — não é à toa que muitas pessoas comparam o sofrimento com o trabalho de parto.
Geralmente, as pessoas começam sentindo uma dor nas costas, na região da lombar, que pode durar por alguns dias. Depois, a dor irradia e fica cada vez mais intensa. Nesses casos, não há muito o que fazer a não ser buscar ajuda médica e receber doses altas de analgésicos.
O que são as pedras nos rins?
Nossos rins têm a missão de filtrar o sangue e eliminar resíduos, através da urina. Por dia, 189 litros de sangue são filtrados por esses órgãos pequenos em formato de feijão. Tudo isso resulta em aproximadamente dois litros de resíduos que são descartados pelo corpo.
Em alguns casos, parte desse resíduo se acumula nos rins e, com o tempo, formam pequenos cristais que se tornam “pedras”. O mais comum é que essas pedrinhas sejam formadas por oxalato de cálcio, mas existem outros tipos de pedras.
O problema começa mesmo quando uma dessas pedrinhas sai dos rins e segue o fluxo natural da urina, ou seja: vai para o ureter, que é uma espécie de canudo bem fino que transporta a urina dos rins para a bexiga.
A dor intensa acontece quando uma pedra fica entalada no ureter. Como o corpo continua produzindo urina normalmente, o fluxo urinário tende a seguir, mas acaba encontrando um bloqueio.
O acúmulo de urina nesse canal fininho faz com que o tubinho fique esticado e inflado, assim como os rins, como se fossem balões. É esse ato de esticar o canal do ureter e os rins que causa a dor intensa, muitas vezes incapacitante.
A dor vem em ondas, pois o ureter também exerce movimentos peristálticos, que desloca a urina dos rins em direção à bexiga. Com a passagem bloqueada, a pressão desses movimentos aumenta, assim como a dor.
Os sintomas mais comuns de pedras nos rins incluem:
- Febre;
- Dor abdominal;
- Vômito;
- Tontura;
- Presença de sangue na urina;
- Dor nas costas.
Se você acha que pode ter cálculo renal, consulte um médico nefrologista.