Esta semana ficará para a história do mundo. A rainha Elizabeth II, que já acumulava 70 anos de reinado, acabou falecendo na tarde desta quinta-feira, dia 08 de setembro de 2022. Sua saúde vinha tendo complicações nos últimos meses, o que preocupava toda a família real do Reino Unido.
Rainha Elizabeth II teve o reinado de maior duração do país britânico. Ela estava no Castelo de Balmoral, na Escócia, quando faleceu “pacificamente”, como anunciado pelas redes sociais da família real britânica. Ela já tinha 96 anos de idade.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Tanto o príncipe Charles como a sua esposa, Camilla, estavam presentes no Castelo de Balmoral quando ocorreu o falecimento da Rainha Elizabeth. Com a infeliz notícia, o príncipe Charles provavelmente assumirá o trono do Reino Unido – isso se ele não abdicar de seu direito.
Ele também será o chefe de Estado de mais 14 países, como Jamaica, Canadá e Austrália. Inclusive, o comunicado da família real britânica já trata Charles como o novo rei do Reino Unido.
Vale lembrar que a saúde da rainha já preocupava a família real britânica desde outubro de 2021. Isso porque os portais vinham noticiando episódios em que a monarca passava algumas noites hospitalizada. Os exames pelos quais ela foi submetida nunca foram relevados em detalhes.
Desde então, ela cumpria suas obrigações protocolares, mas não se estendia em sua agenda.