Encontrar cabelo na comida nunca é uma surpresa agradável. Além de provocar repulsa, muitas pessoas também questionam a falta de higiene do alimento e se consumi-lo é prejudicial.
Basicamente, o cabelo humano é composto da proteína chamada ‘queratina’. Embora ela não seja prejudicial se consumida, existem outras razões que tornam o cabelo perigoso para a saúde.
De acordo com especialistas (veja pesquisa aqui), o cabelo humano é categoricamente denominado como um contaminante microbiológico, pois pode levar ao crescimento de microrganismos nos alimentos pré-cozidos ou cozidos.
Além disso, óleo, suor, resíduos de produtos químicos de tratamento capilar e xampus, corantes ou qualquer outra matéria orgânica grudada no cabelo tornam-se um terreno fértil para patógenos quando deixados em alimentos por longos períodos de tempo.
Perigo físico
Por outro lado, o cabelo na comida também representa um risco físico, pois uma pessoa pode engasgar com ele, ficar preso na garganta ou causar náuseas e vômitos.
No entanto, além do aspecto físico do cabelo é uma rota potencial de contaminação por Staphylococcus aureus do couro cabeludo humano.
Além disso, o cabelo humano pode transmitir micose, bem como infecções fúngicas, se advindo de uma pessoa infectada.
Corpos estranhos em alimentos
Por fim, você ficará ainda mais perplexo ao notar que o cabelo é um dos ‘corpos estranhos’ mais comumente encontrados nos alimentos. Corpo estranho significa qualquer matéria estranha encontrada nos alimentos que não faça parte dos ingredientes.
Outros corpos estranhos como pelo de ratos, pedaços de baratas, aranhas, formigas e até excrementos animais são tolerados em produtos alimentícios de acordo com a Anvisa, desde que estejam dentro do limite estabelecido por lei.
Cabelo humano na comida é realmente prejudicial?
Apesar dos riscos listados acima, a ingestão de um ou dois fios de cabelo humano é nojento, mas não deve afetá-lo de maneira considerável. Na verdade, você teria que consumir muito mais do que alguns fios soltos de vez em quando para causar algum dano real.
A ingestão dessa quantidade pode fazer com que longos pedaços de cabelo, chamados tricobezoares, se formem no estômago e causem dor abdominal e outros sintomas.