A diferença entre o óleo de canola e o óleo vegetal é fundamental para os consumidores que se veem confusos na hora de realizar a compra de produtos oleaginosos no mercado.
Entre tantas opções, deve-se entender melhor sobre os produtos culinários, desde a fabricação até os possíveis usos. Sendo assim, diferente do tradicional azeite de oliva ou óleo de coco, nem sempre a diferença entre o óleo de canola e o óleo vegetal é tão visível, ou de conhecimento geral.
Porém, você pode aprender de uma vez por todas como diferenciá-los a seguir:
Diferença entre o óleo de canola e o óleo vegetal
Em primeiro lugar, o óleo de canola é um produto derivado da planta de colza, sendo naturalmente rico em compostos potencialmente tóxicos. Como exemplo, pode-se citar o ácido erúcico, presente também nas sementes de mostarda e capaz de causar problemas cardíacos em seres vivos.
No entanto, a partir de 1970, cientistas canadense criaram uma versão da planta de colza chamada de canola, com menor concentração dessa substância.
Como consequência, obtém-se o óleo de canola consumível a partir dessa planta, sendo uma alternativa barata e versátil em relação aos outros produtos oleaginosos para a culinária.
Em contrapartida, qualquer óleo que seja derivado de sementes ou outras partes de frutas é considerado um óleo vegetal.
Portanto, tecnicamente o óleo de canola é um óleo vegetal, mas as garrafas são rotuladas de maneiras distintas no supermercado, porque somente o óleo de canola tem a colza como ingrediente principal.
Comumente, o óleo vegetal comercial é uma mistura de diferentes oleaginosos, como milho, girassol e soja. Sendo assim, tende a ter mais gordura saturada que o óleo de canola.