Mesmo que o WhatsApp venha investindo cada vez mais em recursos de segurança para proteger seus usuários de possíveis crimes, a clonagem da conta do mensageiro continua fazendo vítimas.
Para clonar uma conta, o criminoso tem acesso à foto do perfil e aos contatos da vítima sem ela ter conhecimento. Com isso, ele cria uma nova conta e passa a trocar mensagens com contatos da vítima, se passando por ela, para tirar dinheiro de amigos e familiares.
Com certeza, você já ouviu falar sobre esse tipo de golpe ou conhece quem já foi vítima. Se isso lhe causou preocupação, saiba que existem fortes sinais que indicam se o seu WhatsApp foi clonado. Conheça, a seguir, 3 desses sinais para evitar que você seja mais uma vítima.
1º sinal: sessões ativas no WhatsApp Web
O WhatsApp Web permite verificar se a sua conta está sendo utilizada em um dispositivo que para você é desconhecido.
Para isso, você pode ir até os três pontinhos localizados na parte superior à direita da tela, selecionar a opção “Aparelhos Conectados” e verificar em quais aparelhos a sua conta está conectada.
Caso desconheça algum, basta tocar em cima do mesmo e, em seguida, tocar em “Desconectar”. Com isso, a sua conta será removida do dispositivo desconhecido.
2º sinal: atividades na conta que você desconhece
Outro forte sinal que indica que se WhatsApp foi clonado é quando há atividades na conta que você desconhece, como a exemplo, do envio de mensagens a algum dos seus contatos que não foram por você enviadas.
Outro exemplo de atividade estranha no seu mensageiro é quando uma mensagem consta como lida, mas você não chegou a lê-la e nem sequer recebera a notificação. Se algumas dessas atividades estranhas acontecem com frequência é um sinal de que WhatsApp foi clonado.
3º sinal: aplicativos que espionam suas atividades
Existem aplicativos que permitem golpistas de verem as suas atividades no seu dispositivo, como ligações e mensagens. Esses aplicativos podem ser instalados diretamente no aparelho ou podem ser instalados de forma indireta, por meio dos chamados phishings.
Um tipo de golpe no qual os criminosos induzem o usuário a clicar em um link ou preencher cadastros através de propagandas de falsas promoções de produtos ou serviços.
Meu WhatsApp foi clonado. O que devo fazer?
Se você verificou que a presença de algum desses sinais, a primeira coisa a se fazer é avisar seus amigos e familiares de que seu WhatsApp foi clonado para que eles não deem dinheiro aos criminosos. Você também pode solicitar aos seus contatos para denunciar a conta clonada.
Para isso, bastam eles seguirem o seguinte passo a passo:
- Abrir a conversa com a conta clonada;
- Tocar em “Mais opções”, depois em “Mais” e, em seguida “Denunciar”;
- Escolher a opção para bloquear o usuário e apagar as mensagens;
- Por fim, tocar em “Denunciar”.
Outra coisa que você pode fazer é entrar em contato diretamente com o suporte técnico do WhatsApp para narrar o ocorrido. Com isso, será feito o bloqueio da conta clonada.
O contato pode ser feito através do próprio aplicativo na opção “Fale Conosco” ou por e-mail, enviando uma mensagem para [email protected]