O abono PIS/Pasep é um benefício que é pago todos os anos a trabalhadores com vínculo empregatício na iniciativa privada e também a funcionários públicos. Neste ano de 2022, os beneficiários receberam os valores referentes ao ano-base de 2020, que estava em atraso, mas o abono relativo ao ano-base de 2021 ainda não foi depositado.
A Caixa Econômica Federal (CEF) é a instituição responsável pela realização dos pagamentos relativos ao PIS, que são para os trabalhadores da iniciativa privada. O Banco do Brasil (BB) é quem faz o pagamento do Pasep, destinado ao funcionalismo público.
O abono PIS/Pasep de 2021 vai ser pago em 2022?
É pouco provável que o governo federal realize o pagamento desse abono ainda em 2022, pois não há referência ao benefício nos orçamentos aprovados pela União. O único repasse que estava previsto era o do abono referente ao ano-base de 2020, que já foi depositado.
O motivo dos atrasos foi a pandemia da COVID-19, pois, em 2021, o Governo Federal usou esse dinheiro para oferecer auxílios às populações precarizadas. O adiamento do abono relativo ao ano de 2020 resultou no atraso do abono referente ao ano de 2021.
O trabalhador que ainda não recebeu o abono de 2020 pode consultar a sua situação através do telefone 158 ou usando o app da Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS).
Quem tem direito a receber o abono PIS/Pasep
Os trabalhadores que têm direito a receber o abono do PIS/Pasep cumprem os seguintes requisitos:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos;
- Ter registro no Rais ou no eSocial;
- Ter salário de até dois salários mínimos mensais, em média;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base;
- Não ser empregado doméstico;
- Não trabalhar para pessoa física.