Os cães, assim como nós seres humanos, também se irritam com determinados comportamentos ou brincadeiras que acabam por incomodar os nossos animaizinhos. Algumas dessas atitudes não são intencionais ou, quando são, não são mal-intencionadas, mas ainda assim irritam os cachorros. Outras podem ser até mesmo prejudiciais para o canino, como brincadeiras muito bruscas na fase de crescimento.
1 – Barulho e cheiros fortes
Muitos dos nossos utensílios do dia a dia são barulhentos e, mesmo que sejam fundamentais, podem acabar irritando os cães. Um secador de cabelo, aspirador de pó, carro ou liquidificador já soam alto para nossos ouvidos humanos, para os cães, então, acabam quase que sendo uma tortura.
Isso os assusta e incomoda, assim como cheiros fortes, seja do lixo, comidas temperadas ou perfumes que utilizamos. O ideal é evitar que o cachorro esteja nesses momentos.
2 – Atrapalhar a soneca
Essa aqui ninguém gosta de sofrer. Imagina, você está tirando aquela soneca à tarde, após almoçar, e alguém vem importunar e te acorda… É normal ficar irritado.
E o mesmo vale para o seu cãozinho. Ao ver que ele está descansando, deixe-o descansando. No momento certo, ele virá até você, para se divertirem juntos.
3 – Não saber o que pode e o que não pode
O cão precisa conhecer e entender as regras do que pode fazer e o que não pode fazer. Se com você ele pode pular no colo, mas quando chega visita ele acaba sendo punido por isso, é outro motivo de irritação, pois ele fica sem entender o que realmente pode fazer. A inconsistência deixa os bichos confusos e se sentindo rejeitados.
4 – Contato em excesso
Beijos e carinhos em excesso e em momentos inapropriados irritam os cães. A maioria dos cães não lida muito bem com abraços apertados, uma vez que podem entender que aquilo é uma espécie de dominação de um sob o outro.
5 – Muitos banhos
Os cães não precisam tomar banho todos os dias e nem mesmo toda semana. Dependendo da rotina e do local em que vive, os cachorros não precisam estar sendo limpos sempre. Seu odor natural precisa ser preservado, para que ele consiga tanto marcar território, quanto se comunicar com demais cães.