A abobrinha é uma figurinha carimbada na lista de compras dos brasileiros. O ingrediente pode fazer parte de diversas receitas, incluindo suflês, pizzas, saladas e sopas, e, para melhorar, é rico em sabor e perfume.
Se você come abobrinha, mas ainda não conhece os benefícios do vegetal, vai ficar feliz em saber que esse ingrediente tem uma série de benefícios para o bom funcionamento do corpo humano. Conheça alguns deles a seguir:
Colabora com o processo de digestão
A abobrinha é um vegetal rico em água e, por isso, ajuda a deixar o bolo fecal mais hidratado e macio, facilitando todo o processo de digestão e de evacuação.
Além da água, a abobrinha tem bastante fibras, colaborando com a proliferação das “bactérias do bem”, que ficam no intestino e são importantes para a saúde.
Se você tem problemas como prisão de ventre, má digestão e azia, tente comer abobrinha todos os dias. Essa pode ser uma forma de amenizar os sintomas, se forem leves.
Colabora com a manutenção do peso
Se você quer perder peso ou simplesmente manter o seu corpo atual, saiba que a cada 100 gramas de abobrinha, existem apenas 20 calorias. Além de causar a sensação de saciedade, devido à alta quantidade de fibras, o alimento não deixa suas refeições calóricas.
É um ótimo alimento para as gestantes
Durante a gestação, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. A abobrinha é uma ótima escolha, principalmente por ser rica em ácido fólico, substância necessária para a boa formação neurológica do bebê.
Regula os níveis glicêmicos
A abobrinha não tem altos índices glicêmicos e, por isso, não causa picos de açúcar no sangue. As fibras do vegetal também são importantes para que os índices glicêmicos fiquem equilibrados.
É um bom alimento para os diabéticos.
Fortalece os ossos
Considerada uma fonte de cálcio, a abobrinha impacta de forma positiva a saúde dos ossos, dos dentes e do sistema nervoso. Além disso, por também ser fonte de silício, pode melhorar a qualidade dos cabelos e das unhas.
Lembre-se de que nenhum alimento, sozinho, pode curar ou evitar uma doença. O importante é ter uma dieta equilibrada, rica em alimentos da horta, e combiná-la com o consumo ideal de água. Se quiser seguir um plano alimentar individual, consulte um bom nutricionista.