O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Em qualquer canto desse país, sempre tem alguém nos oferecendo o famoso cafezinho. Aqui, assim como em outros países do Ocidente, a bebida é ingerida comumente na sua cor preta ou marrom. No entanto, em países do Oriente Médio, é o café branco que geralmente é consumido.
Achou estranho? Mas saiba que, sim, o café branco existe. Ele apresenta essa cor por ser torrado em uma menor temperatura, cerca de 160 °C. Dessa forma, os grãos comuns do cafeeiro ficam com uma cor esbranquiçada. Para fins de comparação, o café preto é normalmente torrado entre 180 °C a 240 °C.
Mas onde surgiu o café branco?
O surgimento do café branco se deu no Iêmen. Nesse país, a produção do café branco é considerada uma tradição. Nele, a bebida é consumida normalmente não somente com leite, mas com especiarias.
Inclusive, as especiarias adicionadas ao café branco deram origem a uma mistura, chamada “hawaji”. Ela pode ser feita com gengibre, cravo e canela, anis-estrelado ou erva-doce, e ser combinada de diversas formas.
Quais são os grãos utilizados para a produção do café branco?
Para produzir o café branco, são utilizados grãos de café normais. Como já dito, a diferença está no ato de torrar os grãos. Os grãos usados são o Robusta ou Arábica, sendo esse último o mais utilizado.
Qual é o sabor do café branco?
O café branco tem um sabor bastante característico. Ao ingerirmos, podemos sentir algumas notas de nozes, pouca acidez e pouco amargor. Ele é conhecido também por ter um maior teor de cafeína. O seu sabor é realçado ao adicionarmos a mistura de “hawaji”.