Sentir emoções negativas é um processo natural da existência humana. Apesar disso, isso pode acabar por trazer resultados ruins tanto para a sua saúde mental quanto física. Se adaptar isso faz parte, e existem métodos para lidar melhor quando momentos assim chegam na nossa vida.
Emoções como medo e insegurança podem fazer você se sentir ameaçado, mas existem meios para que essa sensação diminua ou até mesmo cesse.
1 – Mindfulness
Uma iniciativa que pode acabar por ter resultados positivos é a prática chamada de mindfulness. Ela consiste em se concentrar totalmente, por um breve período, em uma meditação.
A partir disso ela pode entender suas emoções, relaxar a mente e focar no presente. É viável e utilizável em diversas situações de estresse.
2 – Pausas intercaladas
Algo que pode ser feito com a técnica previamente dita, é tomar pausas intercaladas, para poder se acalmar um pouco.
Tomar um café, um copo de água ou simplesmente pegar sol durante esses momentos pode fazer a diferença para lidar com emoções negativas.
3 – Listas
Listar os problemas e as causas das emoções negativas é uma prática que pode ajudar a entender e melhorar seu relacionamento com esses sentimentos. Juntamente, faça uma lista de emoções positivas, tendo uma visão mais ampla e clara sobre o que está sentindo.
4 – Faça o que gosta
Tem muito momentos na nossa vida, que fazemos algo que não gostamos tanto. Por isso é importante focar nos momentos em que podemos fazer o que curtimos. Criar um passatempo ajuda nisso.
5 – Registre momentos felizes
Registrar momentos alegres para a posteridade é outro método de afastar ou lidar melhor com emoções negativas. Pode ser por fotos, vídeos ou até mesmo anotações.
6 – Identifique as causas
Saber reconhecer os motivos que te deixam para baixo ou negativo é um dos melhores meios para saber lidar com as emoções ruins. Traumas e acidentes do passado podem estar diretamente ligados a isso.
O artigo acima tem apenas caráter informativo. Para lidar melhor com qualquer estresse ou emoções negativas, é altamente recomendado buscar atendimento de saúde especializado, como psicólogos ou psiquiatras.