O Pix é uma das ferramentas financeiras mais utilizadas pelos brasileiros, revolucionando o jeito com que é realizada transações entre contas bancarias. Entretanto, muito podem pensar que ele pode estar ameaçado pelo lançamento da nova plataforma de serviços e transações financeiras anunciada pelo Banco Central.
A ideia é juntar serviços como o Pix, Open Finance e Open Banking e um só lugar virtual. Apesar disso parecer questionar a continuidade do serviço do Pix, a resposta oficial é de que essa ameaça não existe.
A nova plataforma, ainda sem nome definido, tem como proposito integrar todos esses sistemas financeiros em um só lugar. A ideia é fazer com que essas movimentações sejam simplificadas e trazer mais praticidade para que os brasileiros realizem essas transações, sem mais burocracia. O lançamento dessa nova plataforma está previsto para o próximo ano.
Com todos os serviços interligados, erros que poderiam acontecer com o Pix, como mandar dinheiro que estava em outra conta, pode ser solucionado. A partir disso, um dos serviços mais aguardados do Pix pode se tornar realidade, uma vez que esteja nessa nova plataforma.
Estamos falando da possibilidade de internacionalizar o serviço, ou seja, poder realizar transações rápidas e seguras para contas de bancos fora do Brasil.
Apesar de ideal, essas mudanças não têm data para serem implementadas, uma vez que precisam passar por alguns testes primeiro. Sobre a nova plataforma, a mesma será personalizada para cada usuário, com todos os serviços em um só lugar.
Isso graças ao Open Banking, que permite o compartilhamento de informações sobre os clientes, independente da instituição financeira. Na prática, a plataforma teria o acesso às contas da mesma pessoa em diferentes contas bancarias.
Essa permissão pode ser cancelada a qualquer momento pelo usuário. Já o Open Finance é a ampliação desse serviço, fazendo com que você tenha acesso a credenciamento, investimentos, previdência, seguros e cambio.