Ter uma boa alimentação é fundamental para que o corpo funcione bem e realize todos os seus processos fisiológicos. Escolher alimentos naturais, vindos da horta, e limitar o consumo de produtos ricos em gordura e em açúcar já é um ótimo começo.
Alguns ingredientes são conhecidos por sua ação antioxidante, o que significa que eles têm nutrientes capazes de ajudar nosso corpo a combater processos inflamatórios e, inclusive, a lutar contra a ação dos radicais-livres.
Os alimentos ricos em antioxidantes estão relacionados com menos chances de desenvolver alguns tipos de câncer e ajudam, inclusive, a retardar os efeitos do fotoenvelhecimento, que tem a ver com a nossa exposição à luz solar.
Veja, a seguir, quais alimentos são conhecidos por sua ação antioxidante:
- Açaí: O queridinho dos brasileiros é um alimento rico em vitaminas (complexo B, C e E), ferro, cálcio, fósforo e potássio. Só é preciso maneirar nos acompanhamentos, hein, para que a fruta não se transforme em uma bomba calórica.
- Brócolis: Além de ser uma ótima fonte de cálcio, ferro e vitamina C, o brócolis tem ação antioxidante graças a um componente chamado sulforano.
- Azeite de oliva: O ideal é sempre usar o azeite de oliva extravirgem, que tem gorduras saudáveis e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
- Castanhas, nozes e amêndoas: Essas delícias, além de fornecerem vitamina E ao organismo, também têm ação antioxidante. Taí uma excelente opção de lanchinho da tarde!
- Limão: O limão é rico em vitaminas do complexo B e C, além de ser fonte de fósforo e cálcio. A substância limoneno, presente também em outras frutas cítricas, tem ação antioxidante e colabora com a boa saúde do corpo.
- Tomate: O licopeno presente no tomate é uma das substâncias conhecidas como antioxidantes naturais. O consumo do tomate é benéfico para a circulação do sangue e ajuda seu corpo a combater mutações nas divisões celulares.
- Uva roxa: A uva é rica em uma substância chamada de resveratrol, que tem ação antioxidante e é usada para a fabricação de diversos cremes para a pele.
Lembre-se de que nenhum alimento, de maneira isolada, tem o poder de curar ou prevenir doenças. A boa saúde depende de equilíbrio e, claro, de escolhas saudáveis. Se você quiser seguir uma dieta específica para o seu caso, consulte um bom nutricionista.