Convocados devem atualizar dados do CadÚnico até outubro; entenda

Caso isso não seja feito no prazo determinado, haverá a suspensão e cancelamento de benefícios.

Famílias beneficiárias de programas sociais que foram convocadas para atualizar os dados do CadÚnico tem até o dia 14 de outubro para fazer essa atualização. Caso isso não seja feito no prazo determinado, haverá a suspensão e cancelamento de benefícios.

continua depois da publicidade

A princípio, o prazo para o processo de revisão cadastral era até julho deste ano. No entanto, em virtude dos impactos da pandemia, o Ministério da Cidadania escalonou os prazos para a atualização dos registros do CadÚnico.

Com isso, somente as famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para fazer procedimento até outubro deste ano. As famílias que passaram pela revisão cadastral em 2018 e 2019 serão convocadas nos próximos anos.

continua depois da publicidade

O Ministério da Cidadania também prorrogou o prazo para as famílias que estavam em averiguação cadastral. Porém, esse prazo finalizou no dia 12 de agosto.

Como saber se minha família foi convocada para atualizar os dados do CadÚnico?

As famílias beneficiárias de programas sociais, como o Auxílio Brasil e A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), conseguem saber se foram convocadas para atualizar os dados do CadÚnico através dos seguintes canais:

  • Aplicativo do Cadastro Único (Android e iOS);
  • Site do Cadastro Único.

Nesses canais, elas conseguem verificar se o seu cadastro está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e como atualizar os seus dados.

continua depois da publicidade

Há ainda outros meios para saber se a família foi convocada pelo Ministério da Cidadania. Os beneficiários do Auxlio Brasil, por exemplo, recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os da TSEE, recebem comunicados na própria conta de energia elétrica.

Minha família foi convocada para atualizar os dados do CadÚnico. O que devo fazer?

Nos casos em que não houve alteração de informação desde a última entrevista de atualização cadastral, basta confirmar os dados cadastrais no aplicativo Cadastro Único.

No entanto, se a família precisar alterar algum registro, será necessário o comparecimento do Responsável Familiar (RF) a um posto de cadastramento do seu município para a realização de uma nova entrevista.

continua depois da publicidade