Um dos maiores mitos que rodeiam nossos cães é de que eles possuem a capacidade para enxergar no escuro. Entretanto, a resposta para isso pode ser mais ambígua do que se pode imaginar. Primeiramente, a visão dos cachorros funciona de forma levemente diferente de como funciona a visão dos seres humanos.
Isso, pois, ele não tem uma visão ótima. Além de não enxergarem de longe, enxergam os tons de cores de jeito distintos do que nós enxergamos.
Os olhos dos cães captam a luz e as refletem de formas diferentes, fazendo com que eles consigam enxergar de maneira inferior a um humano. Apesar disso, os caninos compensam a falta de capacidade de enxergar distante com seu faro e audição extremamente mais apurados do que muitos outros animais.
Mas, sobre enxergar no escuro, os cães realmente possuem essa habilidade?
A resposta mais certa seria que sim… e que não. O animal possui mais receptores de luminosidade, captando mais informações em ambientes com baixa luminosidade.
Quando se está em penumbra, enquanto nós humanos tentamos tatear nosso caminho ou buscar uma fonte de luz, por menor que seja, os cachorros sabem exatamente por aonde ir.
Assim, eles acabam por enxergar melhor em lugares com pouca luz, mas não conseguem enxergar em ambientes completamente escuros e sem uma fonte de luminosidade.
Entretanto, ainda nessa ocasião, os cães se sairiam melhor do que os humanos. Isso, pois utilizam dos demais sentidos, como audição apurada e faro, para poderem se orientar em um ambiente completamente escurecido.
Os cães utilizam de alguns meios para saber aonde ir nessas ocasiões. Logo, se mantêm alerta a qualquer movimento e sinal de luz, e, como não enxergam de longe, acabam por aproveitar para se orientarem de acordo com objetos mais próximos.
Isso é uma herança dos tempos selvagens, antes de serem domesticados, uma vez que precisavam saber se movimentar no escuro para conseguir capturar a presa.