Overture: projeto promete novo avião duas vezes mais rápido

A aeronave poderá alcançar a velocidade de 1.800 km/h. Atualmente, o avião comercial mais rápido é capaz de atingir a velocidade máxima de 1.061 km/h.

Não há dúvidas de que o avião é uma das invenções mais importantes da história da humanidade. Graças a sua criação no século 20, o tempo de viagem entre cidades, países e continentes diminuiu de forma significativa. Mas e se fosse possível reduzir ainda mais o tempo das viagens feitas com esse meio de transporte?

continua depois da publicidade

A resposta a essa pergunta é que, sim, é possível reduzir ainda mais tempo de viagem feita por avião, pelo menos, é o que diz a Boom Supersonic, uma startup americana.

Atualmente, ela está trabalhando no projeto do avião supersônico Overture, que, segundo a startup, poderá alcançar a velocidade de Mach 1,7, ou seja, 1,7 vezes a velocidade do som, a cerca de 18 km de altitude. Isso equivale à velocidade de 1.800 km/h.

continua depois da publicidade

Para fins de comparação, hoje em dia, o avião comercial mais rápido – o Airbus A330Neo – é capaz de alcançar máxima de 1.061 km/h.

No entanto, mesmo que ainda esteja em fase de projeto, o Overture atrai o interesse de companhias áreas. Há informações de que 130 unidades da aeronave já foram encomendadas pela American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. Cada unidade está sendo vendida por US$ 200 milhões, o equivalente a R$ 1 bilhão.

A aeronave terá 61 metros de comprimento e 32 metros de largura. Ela será capaz de transportar entre 65 e 80 passageiros.

continua depois da publicidade

Seu primeiro voo está previsto para acontecer em 2026, mais de 20 anos depois que o Concorde, avião comercial supersônico de passageiros, voou pela última vez em 2003.

Os passageiros, no entanto, terão que esperar um pouco mais para serem transportados pelo Overture. Isso porque a expectativa da Boom Supersonic é que isso ocorra somente em 2029.

O que significa, na prática, um avião alcançar a velocidade de 1.800 km/h?

Com a velocidade de 1.800 km/h, há a expectativa de que o avião supersônico Overture reduza pela metade o tempo de viagem em mais de 600 rotas pelo mundo. Por exemplo, uma viagem de Los Angeles para Honolulu duraria apenas 3 horas, trajeto que hoje é feito em 6 horas.

continua depois da publicidade

Segundo informações da Boom Supersonic, quando estiver sobrevoando o mar, a aeronave alcançará o dobro da velocidade dos aviões comerciais que estão em operação atualmente. Já quando estiver sobrevoando a terra, o Overture terá um desempenho 20% superior aos demais.