O envelhecimento da pele pode ocorrer de duas formas: intrínseca e extrínseca. A primeira delas é decorrente da passagem do tempo e está relacionada à degradação natural das fibras de colágeno.
Essa degradação é responsável pelo aparecimento de rugas, ressecamento, manchas, flacidez e linhas de expressão na nossa pele, por exemplo.
Já o envelhecimento de forma extrínseca ocorre por influência de fatores externos, como a exposição ao sol e a outros fatores ambientais como os hábitos ruins. Com a prática diária – ou com certa frequência – esses hábitos podem fazer com que a nossa pele envelheça de forma mais rápida.
Para saber se você pratica alguns desses hábitos ruins e, portanto, se está contribuindo para o envelhecimento precoce da sua pele, confira a lista, abaixo, que preparamos com 5 desses hábitos.
Lembrando que o nosso texto tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta com dermatologista. Para informações específicas em relação ao seu contexto, não se esqueça de marcar uma consulta com profissional capacitado.
1. Não usar protetor solar diariamente
O uso diário de protetor solar é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele. Quando não utilizado, os raios UVA penetram em nossa pele e produzem radicais livres, acelerando o processo de envelhecimento.
Isso porque esses radicais livres provocam o aparecimento de linhas de expressão e rugas. Além de promover o aparecimento de manchas, sardas, flacidez e de doenças, tal como o câncer.
A dica então é usar o protetor solar diariamente nas áreas expostas, como o rosto, pescoço e colo. O produto deve ser utilizado mesmo em dias nublados e até dentro de casa ou do ambiente de trabalho.
2. Não se hidratar na medida certa
Outro hábito ruim que favorece o envelhecimento precoce da nossa pele é não se hidratar na medida certa. A falta de uma hidratação adequada deixa a nossa pele seca, propiciando o aparecimento precoce de rugas.
Além disso, o baixo consumo diário de água pode causar flacidez, uma que vez que ele afeta na sustentação da pele. Outro dano provocado pela falta de água no nosso organismo é a não eliminação de toxinas do nosso corpo.
Para então evitar o envelhecimento precoce da pele, a dica é beber, no mínimo, dois litros de água todos os dias.
3. Não fazer atividade física
O hábito de não fazer atividade física também influencia no envelhecimento precoce da pele. Isso porque, o exercício físico quando feito regularmente traz diversos benefícios ao nosso organismo e também para a nossa pele.
Um benefício, por exemplo, que a atividade física traz para pele é combater a flacidez ao melhorar a circulação sanguínea.
4. Não ter uma boa noite de sono
Durante o sono, o nosso corpo produz dois hormônios que possuem propriedades rejuvenescedoras: a melatonina e o hormônio do crescimento. Assim, quando não temos uma boa noite de sono, estamos colaborando com o aparecimento de rugas, olheiras e também com a perda do viço da nossa pele.
Para então ter uma noite de sono reparadora, a dica é criar uma rotina de relaxamento antes de deitar, como por exemplo, a meditação, o uso de velas, aromatizadores e a leitura.
5. Não se proteger contra a poluição
Não viver em ambientes poluídos hoje em dia é uma missão quase impossível. Por isso, precisamos proteger o nosso corpo e a nossa pele contra os danos da poluição.
Em relação mais especificamente a nossa pele, os gases nocivos presentes no ambiente poluído aumentam as reações de oxidação e a formação de radicais livres, causando danos à nossa pele, como por exemplo, a aparência cansada e envelhecida.
Uma dica para se proteger ao máximo da poluição é usar o protetor solar diariamente, um hidratante facial específico para sua pele e, claro, limpar a sua pele adequadamente todos os dias para eliminar as impurezas que se acumularam no rosto ao longo do dia.