Afinal, por que pensar “muito” desgasta e te deixa cansado?

Você já sentiu desgaste físico depois de estudar intensamente para uma prova? Entenda por que isso acontece.

Se você já precisou estudar demais para uma prova e sentiu cansaço físico depois de ler demais ou se, por pensar muito em um problema, acaba sentindo que fica sem energia, saiba que a Ciência já tenta entender por que isso acontece há muito tempo.

continua depois da publicidade

Um estudo publicado há alguns dias revelou que, quando ficamos concentrados demais e pensando muito a respeito de um assunto, nosso organismo promove um acúmulo de substâncias químicas, que acabam atrapalhando o funcionamento do cérebro.

De acordo com as conclusões da pesquisa, o esforço mental excessivo é capaz de esgotar nossos níveis de glicose, que é uma das substâncias responsáveis por dar energia ao cérebro. É por isso, por exemplo, que depois de estudar demais para uma grande prova, as pessoas tendem a buscar recompensas imediatas (compras, consumo de doces, ingerir álcool etc).

continua depois da publicidade

A pesquisa

Divulgada há poucos dias, a pesquisa foi coordenada por Antonius Wiehler, neurocientista do Hospital Pitie-Salpetriere, na França. Ele e sua equipe recrutaram 40 voluntários que passaram mais de seis horas em um laboratório, realizando uma série de tarefas repetitivas e mentalmente cansativas.

Divididos em dois grupos, um com desafios mais simples e outro com desafios difíceis, os voluntários relataram níveis altos de exaustão mental ao fim do dia. Os participantes que precisaram fazer as tarefas mais complicadas, no entanto, eram os mais propensos a buscar recompensas imediatas.

Os cientistas avaliaram a atividade cerebral dos participantes através de um tipo específico de ressonância magnética, que permite identificar as substâncias químicas agindo no cérebro.

continua depois da publicidade

As pessoas que fizeram as tarefas mais difíceis tinham níveis elevados de um neurotransmissor chamado glutamato. A substância estava, inclusive, se acumulando fora das células nervosas, o que pode ter relação com a sensação de fadiga e exaustão.

As pesquisas ainda precisam de complementação, mas já mostram que, de fato, o excesso de trabalho exaustivo e de foco intenso pode prejudicar o desempenho das pessoas no trabalho e também nos estudos.

Se você se sente constantemente sem energia e com muito cansaço, não deixe de buscar ajuda médica e psicológica.

continua depois da publicidade