O prazo para quem precisa atualizar a inscrição no CadÚnico termina nesta sexta-feira (12). É com base nos dados atualizados dessa plataforma que são distribuídos os programas do Governo Federal, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Auxílio Brasil.
A partir de setembro, conforme informou o Ministério da Cidadania, aquelas famílias que não estiverem com os dados atualizados terão os benefícios suspensos, podendo chegar ao cancelamento, inclusive.
Depois de julho de 2023, o CadÚnico deve remover as famílias cujos cadastros não estiverem em dia. Importante lembrar também que o programa serve para que estados e municípios implementem medidas de políticas públicas, como em caso de calamidade pública (desmoronamentos devido a chuvas, por exemplo).
Como saber se preciso atualizar meu cadastro no CadÚnico?
As pessoas que precisam atualizar seus dados cadastrais dentro do sistema do programa CadÚnico são:
- Famílias com dados em discordância e com cruzamento de informações;
- Famílias que foram convocadas pelo processo de focalização do Auxílio Brasil;
- Famílias que fizeram sua última atualização de dados em 2016 e 2017 (apenas neste caso, o prazo se estende até o mês de outubro).
Para conferir a situação do seu cadastro, entre no aplicativo do CadÚnico ou no site do programa. Ao informar seus dados de acesso, será possível checar se o seu status está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral.
É possível conferir também mensagens enviadas por outros meios, como no extrato de pagamento do Auxílio Brasil ou pela conta de energia elétrica, para quem é beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Se você precisar alterar algum dado em relação à sua família, compareça a uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua cidade, para fazer uma nova entrevista de atualização de dados.
Lembre-se de que as famílias inscritas no CadÚnico devem sempre informar mudanças no número de integrantes da residência (morte, nascimento, separação, etc.) e alteração de endereço.
O Responsável Familiar (RF) deve levar documento de identidade, CPF ou Título de Eleitor quando for ao CRAS, além de certidões de óbitos, nascimentos e casamentos dos membros da família.
A sua inscrição no CadÚnico é o requisito mínimo para que sua família possa receber os benefícios dos programas assistenciais do governo, por isso é fundamental a atualização dos dados.