A nossa língua é fundamental para que funções importantes sejam realizadas da forma adequada, como falar, mastigar, deglutir e, claro, sentir o sabor dos alimentos. Formado por músculo e revestido de uma mucosa, esse órgão curioso do corpo humano também pode sinalizar a presença de alguns problemas de saúde, sabia?
É por isso que alguns médicos, durante o exame clínico básico, examinam a nossa boca e, claro, a língua. Aquele “ahhhhh” que você precisa fazer enquanto o profissional de saúde examina a sua boca tem, de fato, um bom motivo.
A coloração da superfície da língua, assim como a textura do órgão, podem indicar que existe algo fora do normal com a sua saúde. Veja alguns indícios que merecem atenção:
Língua em coloração vermelho-vivo
Sabe aquela cor vermelha bem intensa? Isso pode ser um indicativo de que o seu corpo está com carência de nutrientes. Geralmente, essa coloração mais brilhante do que o normal tem a ver com falta de ácido fólico ou de vitamina B12.
Essa coloração também é comum em pessoas com algumas doenças, como escarlatina e doença de Kawasaki.
Língua preta
Se a língua estiver preta e, em alguns casos, aparentemente “peluda”, isso costuma indicar que existe um crescimento bacteriano fora do comum na boca. A língua preta também pode aparecer em pessoas que estão fazendo quimioterapia ou que são diabéticas.
Língua com manchas brancas
Se a sua língua estiver com várias manchas brancas na superfície, isso pode indicar infecção oral por fungos. Em alguns casos, pode também ser sinal de leucoplasia.
Saliências dolorosas e volumosas na língua
Na maioria dos casos, essas bolinhas são aftas, que costumam sumir em poucos dias. Em situações mais raras, no entanto, a presença de saliências pode indicar um sinal precoce de câncer de boca.
Se você estiver com dúvidas a respeito do aspecto da sua língua, especialmente se notar diferenças recentemente, não deixe de buscar ajuda médica assim que puder. Lembre-se também de que é fundamental manter bons hábitos de higiene bucal.