O Brasil é o segundo maior produtor do mamão, que é uma das frutas do cardápio brasileiro que mais possui vantagens ao ser ingerida. Extremamente famosa e facilmente encontrada nos mercados, é aliada de inúmeras dietas, independente do objetivo da reeducação alimentar.
Além do seu alto poder laxativo, a fruta é rica em inúmeros tipos de vitaminas e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre. Abaixo, você confere benefícios gerais do mamão.
Vale lembrar, por outro lado, que o nosso texto tem caráter meramente informativo. Informações personalizadas, como dietas e quantidade, devem ser consultadas com um nutricionista.
Benefícios do mamão para a saúde
1) Facilita o trânsito intestinal
Como dito anteriormente, o mamão tem um poder laxativo relevante, o que faz com que as fibras presentes no alimento estejam relacionadas à redução da absorção de toxinas e gorduras.
O mamão também tem como efeito a estimulação do crescimento de bactérias que são benéficas ao intestino, regulando a permeabilidade do órgão.
2) Fortalecimento do sistema imunológico
O mamão também tem como benefício o fortalecimento do sistema imunológico. Muito por conta de seu alto teor de vitaminas, como as vitaminas C, vitamina A e vitamina E, além da quantidade elevada de antioxidantes, que aumentam as defesas do organismo.
3) Ajuda na saúde do cabelo
Esse beneficio pode parecer um tanto quanto inusitado, mas é verdade. O mamão ajuda a melhorar a saúde dos fios de cabelo. Isso se deve aos nutrientes encontrados na fruta que controlam a caspa, nutre os fios e erradicam o excesso de proteínas que podem vir a prejudicar os cabelos.
4) Melhora a visão
Por ser riquíssima em vitamina A, o mamão estimula e melhora a visão de quem o ingere. Isso se deve ao fato de que a vitamina relatada é reconhecida por aumentar a visão noturna, sendo considerado um alimento aliado da saúde ocular.
5) Controla o colesterol
Um dos efeitos mais conhecidos e mais importantes do mamão é o controle do colesterol. Rico em um polissacarídeo chamado pectina, a fruta reduz a absorção de gorduras, normalizando as taxas de colesterol do organismo.