Se você é tutor de um cãozinho sabe o quão é difícil a hora que tem que deixar o animal sozinho em casa, seja por questões de trabalho, viagens ou passeios. E você não é único a sofrer com isso, já que uma das maiores preocupações dos tutores de cachorros é justamente garantir que o pet fique bem e em segurança quando precisam ficar sozinhos, sem a supervisão de um adulto.
Essa preocupação não é toa, já que alguns cachorros acabam sofrendo mais com a solidão do que outros e podem desenvolver comportamentos indesejados e prejudiciais, como lambidas excessivas causando feridas no animal, latidos, baixa imunidade, falta de apetite, entre outros.
No entanto, seguindo algumas dicas, a hora de deixar seu cãozinho sozinho em casa pode ser menos estressante e preocupante. Confira a seguir as dicas que preparamos para te deixar mais tranquilo nessa hora.
1. Prepare o ambiente quando chegar a hora de sair
A dica é espalhar petiscos pela casa ou apartamento para que o cachorro brinque de caça ao tesouro e deixar os brinquedos preferidos dele à disposição.
Quando perceber que ele está distraído com os petiscos ou com os brinquedos, saia de casa, mas de forma natural. Isso é para tornar sua ausência algo legal para o cão, evitando que a sua saída seja uma cena triste.
2. Treine deixar o cachorro sozinho
Uma forma de acostumar o seu cãozinho a ficar sozinho é treinando-o desde pequeno para que ele aprenda a lidar com essa situação. Para isso, ofereça um brinquedo ou um ossinho ao seu pet.
Quando perceber que ele está entretido, vá para outro cômodo da casa ou apartamento e deixe-o sozinho por um tempo. Volte depois de alguns minutos e aja naturalmente, sem fazer festas para ele entender esses momentos como normais.
Há cachorros, no entanto, que ficam ansiosos só de notarem algum estímulo que seja comum a saída de seu tutor, como calçar o sapato ou mexer nas chaves. Nesse caso, a dica é treinar o pet para se acostumar com essas situações.
Então, é indicado calçar o sapato ou fazer barulho com a chave e continuar na casa normalmente. Assim que perceber que o cãozinho se distraiu, deixe ele um tempo sozinho e volte. Repita esse processo algumas vezes. Com o tempo, ele começará a entender que essas ações são normais, que não representam um problema.
3. Intensifique a atividade física
Antes de você sair de casa, insira na sua rotina e na do seu pet a prática de atividades físicas, seja um passeio longo ou uma brincadeira intensa. Dessa forma, o cachorro estará com a energia mais baixa quando estiver sozinho, o que o deixará menos ansioso pela sua volta.
4. Evite voltar para casa fazendo festa
Quando voltar para casa depois de um período fora, evite fazer festa com o seu cãozinho. Evite também dar muita atenção ao animal enquanto ele estiver muito agitado. Quando chegar em casa, é importante agir como se nada estivesse acontecendo e dar atenção ao seu pet somente quando ele se acalmar.
Isso é para que seu cachorro entenda que não precisa ficar desesperado quando você não junto a ele e poderá gostar de passar um tempo sozinho.
5. Invista em brinquedos interativos
Outra dica importante é disponibilizar brinquedos e distrações para o cachorro não fique entediado durante o tempo em que estiver sozinho. Escolha brinquedos de roer e com texturas diferentes para que o cãozinho possa liberar a energia enquanto estiver só.
Você pode também criar pequenos circuitos com brinquedos que estimulem a caça, ou deixar petiscos escondidos.
Só tenha cuidado com a segurança dos brinquedos que você deixará disponível. Certifique-se que seu pet não vá engolir parte que podem causar engasgos ou problemas no sistema digestivo.