Criada em 1959 pelo cartunista Maurício de Sousa, a “Turma da Mônica” é uma das maiores séries de quadrinhos nacionais. Surgida originalmente como tirinhas de jornal, a história só se tornaria um gibi em 1970, tendo como principais personagens Bidu e Franjinha.
As histórias se passam no Bairro do Limoeiro e giram em torno das aventuras de Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali. Todos esses personagens fizeram parte da infância de milhares de brasileiros e continuam a conquistar crianças da nova geração.
Vale notar que há outras edições criadas por Maurício de Sousa, que contam histórias de outros personagens, como Chico Bento, Penadinho, Horácio, Jotalhão, Piteco, Papa-Capim, Tina, Astronauta, Pelezinho e até mesmo Ronaldinho Gaúcho. Todos eles ganharam suas próprias turmas.
A seguir, conheça um pouco mais da história da “Turma da Mônica” através de 5 segredos da marca que já foram revelados até o momento.
1. Sansão nem sempre foi azul
O coelhinho de pelúcia da Mônica, Sansão, nem sempre teve a cor azul. Nos primeiros quadrinhos, o companheiro de diversas aventuras de sua dona, era amarelo. Ele mudou de cor depois de alguns anos.
2. A Mônica entrou depois na história
Ao contrário do que muitos pensam, a Mônica não fazia parte dos primeiros personagens da “Turma da Mônica”. Os primeiros protagonistas foram Bidu e Franjinha.
Eles foram criados para representar a infância de Maurício de Souza, que tinha um cãozinho parecido Bidu, que se chamava Cuíca.
Mônica somente entraria na história, em 1963, após muitas críticas em relação a falta de presença feminina nos quadrinhos. E no início ela era somente uma personagem secundária das histórias de Cebolinha.
3. A “Turma da Mônica” não ficou restrita somente aos gibis
Devido ao seu grande sucesso, a “Turma da Mônica” acabou virando uma marca. Com isso, ela passou a fazer parte de diversos produtos, desde os relacionados a higiene, petiscos para animais, até os alimentícios.
O caso de maior sucesso da marca é o extrato de tomate da Cica, que é representado pelo elefante Jotalhão.
4. A “Turma da Mônica” é internacional
Mais uma prova do sucesso da “Turma da Mônica”, é que ela ultrapassou as fronteiras do Brasil. Hoje, os produtos licenciados e os gibis estão presentes em aproximadamente 40 países, como Estados Unidos, Itália, Alemanha e Indonésia.
Os gibis, em específico, é trazido para mais de 10 idiomas.
5. O alter ego de Maurício de Sousa
Muitos comentam que Horácio, um Tiranossauro Rex nascido fora da Terra e órfão, é, na verdade, um alter ego do criador da “Turma da Mônica”, por meio do qual ele expressa sua opinião.