Inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujo cartão de benefício tenha o 6, 7, 8, 9 ou 0 como número final, ainda podem sacar a parcela referente ao mês de julho. O pagamento, que se iniciou no dia 25 de julho, irá até a próxima sexta-feira (5/8).
As parcelas do BPC, que têm o valor de R$ 1,2 mil, são pagas na mesma data em que os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem seus benefícios de até um salário mínimo.
Além disso, o calendário de pagamento do BPC segue o número final do cartão do benefício, que aparece antes do traço. A seguir, confira o calendário completo:
- Número final do cartão do benefício 1: pagamento feito em 25 de julho;
- Número final do cartão do benefício 2: pagamento feito em 26 de julho;
- Número final do cartão do benefício 3: pagamento feito em 27 de julho;
- Número final do cartão do benefício 4: pagamento feito em 28 de julho;
- Número final do cartão do benefício 5: pagamento feito em 29 de julho;
- Número final do cartão do benefício 6: o pagamento será em 1º de agosto;
- Número final do cartão do benefício 7: o pagamento será em 2 de agosto;
- Número final do cartão do benefício 8: o pagamento será em 3 de agosto;
- Número final do cartão do benefício 9: o pagamento será em 4 de agosto;
- Número final do cartão do benefício 0: o pagamento será em 5 de agosto.
Quais são os requisitos do BPC?
O BPC é um benefício destinado aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos e às pessoas com deficiência de qualquer idade. O pagamento é feito mensalmente no valor de um salário mínimo pelo INSS. Veja a seguir os requisitos para fazer parte do BPC.
- A renda por pessoa do grupo familiar deve ser igual ou menor que 1/4 do salário mínimo, que atualmente é de R$ 1,2 mil;
- As pessoas com deficiência devem passar por uma avaliação médica e social no INSS.
Caso atenda esses requisitos, o interessado deve solicitar o BPC por meio dos canais de atendimento do órgão previdenciário: o telefone 135; site ou aplicativo do Meu INSS; ou, caso prefira, o interessado pode se dirigir a uma das Agências da Previdência Social para solicitar presencialmente.