Uma das raças de cachorro mais pequenas e excêntricas, o Pinscher possui uma classificação pouco conhecida, que o separa em tamanhos: 0, 1, 2 e 3 (também chamado de miniatura). Apesar de serem divididos principalmente por conta do tamanho e pesagem, esses tipos de Pinscher podem apresentar características comportamentais diferentes umas das outras, além de precisarem de cuidados específicos, a depender da classe.
Pinscher 0
O Pinscher 0 é o menor de todos na classificação, com aproximadamente 15 centímetros de altura. O peso desse animal costuma ser de 2,5 kg.
Como é característico da raça, são animais enérgicos e muito agitados. Por conta do porte físico, tendem a se machucarem com mais facilidade. Desse modo, precisam de cuidado reforçado e maior atenção de seu tutor.
Pinscher 1
A notória discrepância entre o tipo 0 e 1 da raça está no tamanho do animal. O Pinscher 1 mede entre 20 a 25 cm e pode pesar até 3 kg quando adulto.
Apesar de ser maior que o outro tipo, por ainda se tratar de uma espécie pequena, tende a se machucar em brincadeiras mais agitadas. Os tutores devem manter a atenção redobrada.
Pinscher 2
O mais próximo do que seria o “tamanho padrão” da raça, o Pinscher 2 é um pouco maior que os demais, podendo alcançar 30 cm e pesar 4 kg.
Por causa de sua estatura, tendem a ser também mais ativos, gostando de estímulos mais fortes e aguentando brincadeiras mais enérgicas.
Pinscher 3 (ou miniatura)
É o maior dentre os tipos apresentados até então. Também conhecido como Pinscher miniatura, o quarto tipo pode atingir mais de 30 cm e 5 a 6 kg quando adultos.
Essa pesagem já está fora do padrão aceito pela Federação Cinológica Internacional (FCI), ou seja, trata-se de um cachorro de pequeno porte, e não de um de porte minúsculo, como os demais tipos apresentados.