A cerveja durante algum tempo da humanidade foi a bebida mais consumida pelas pessoas. Até os dias de hoje é uma das bebidas alcoólicas mais desfrutada. Cultivada, fermentada e produzida em diversos países, a cerveja possui inúmeras opções para cada gosto.
Existem possibilidades variadas tanto para quem curte um chopp mais leve quanto aos amantes de sabores mais amargos. Vamos esclarecer, nesse artigo, a diferença entre dois dos tipos de cerveja mais consumida no Brasil: o chopp pilsen e IPA.
Produção e ingredientes
Antes de prosseguir com a lista, é importante entender quais são os ingredientes principais de uma boa cerveja:
- Água: que é cerca de 85% a 95% do produto final;
- Cereais: maturados naturalmente;
- Lúpulo: é a substancia que traz o aroma único e o amargor conhecido;
- Levedura: a fermentação natural da bebida, traz a consistência e gosto.
A partir deste ponto, os mestres cervejeiros utilizam de toda a sua imaginação para colocar outros ingredientes a fim de criar novos tipos de bebida e sabores diferenciados. Agora que sabemos como são feitas, seguimos com a nossa lista, diferenciando as cervejas pilsen das IPA.
Pilsen
É o tipo de cerveja mais consumida no Brasil. Possui uma coloração dourada, muitas vezes translúcidas, com o tradicional colarinho de espuma. Por conta de seu alto teor de lúpulo, tem forte aroma e sabor acentuado.
Uma das principais características da pilsen é ser leve e extremamente refrescante. Além disso, possui baixo teor alcoólico em comparação com as demais, algo que gira em torno de 3% a 5%. São as mais fáceis de serem encontradas no mercado.
IPA
A IPA, também chamada de India Pale Ale, ao contrário da Pilsen, possui um percentual de álcool maior e mais presente, com um teor alcoólico que varia de 5,5% até 7,5%. A IPA tem um sabor mais forte, assim como seu amargor que é bem mais presente.
Ela é a favorita de muitos cervejeiros artesanais e vai muito bem com comidas gordurosas, como pizza, hambúrgueres e frituras no geral.