Relacionamentos amorosos começam e terminam todos os dias. Por mais que tenhamos certa dificuldade em entender que, às vezes, namoros e casamentos acabam, aceitar essa possibilidade é necessário e, inclusive, uma atitude emocionalmente saudável.
É por não entender que o fim pode acontecer que algumas pessoas acabam passando anos em relacionamentos infelizes. Se você analisar essas situações de forma mais racional, vai entender que não há sentido algum em ficar com alguém só por costume ou praticidade.
Para ajudar você a avaliar sua relação, listamos alguns sinais que indicam que o seu relacionamento já não traz felicidade. Veja quais são eles:
Falta de conexão
Vale tanto para conexão física quanto emocional. Quando não nos interessamos mais pela outra pessoa, é difícil até mesmo conversar sobre trivialidades com ela. Demonstrar afeto de forma física, então, nem se fala…
Você fica pensando no passado
Se a sua mente vive cheia de pensamentos como “naquela antiga relação eu era feliz” ou “que saudade dos programas com aquele ex”, pode saber que o relacionamento atual não está trazendo felicidade.
Vocês não se entendem
É difícil ser feliz em um relacionamento no qual ambos têm dificuldades para falar e entender o outro. Se você não confia na outra pessoa, por qualquer motivo que seja, faz sentido manter um namoro ou casamento com ela?
Você faz de tudo para evitar o seu parceiro
Seu namorado disse que vai chegar mais cedo em casa e, milagrosamente, você encontrou coisas para fazer, como ir ao mercado ou à academia, só para não passar esse tempo extra com ele? Então talvez o namoro já tenha acabado e o fim só precise ser oficializado.
Melhorar o relacionamento não te interessa
Se, mesmo sabendo que as coisas não vão bem, você não sente vontade de melhorar a relação, talvez o ideal seja acabar mesmo. Chame a pessoa para uma conversa franca e respeitosa e explique como você se sente.
O fim de um relacionamento, embora seja algo forte e importante, pode também representar um novo começo para você e para a outra pessoa. Lembre-se de que terminar não é errado, mas ficar com alguém sem amor pode ter consequências negativas para ambos.