Praticamente todas as pessoas se preocupam em como será sua velhice, principalmente em relação aos valores recebidos como aposentadoria e, também, quando o momento de pendurar as chuteiras definitivamente irá chegar.
Saber essas informações ficou mais complicado depois de 2019, porque nesse ano foi aprovada uma reforma da previdência que mudou prazos, idade e valores das aposentadorias.
Além disso, ela também definiu diversas normas para um período de transição do modelo anterior até a total implementação do novo projeto.
Veja a seguir como estão as regras para a aposentadoria:
Regras de aposentadoria para 2023
Haverá dois tipos de aposentadoria:
- Por idade: nessa modalidade, será exigido, no mínimo, 15 anos de contribuição tanto para homens quanto para mulheres. Além disso, é preciso ter atingido a idade mínima para solicitar o benefício, sendo essa de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens;
- Regra dos pontos: deve-se somar a idade com o tempo de contribuição. Para conseguir se aposentar ano que vem, a soma deve dar, no mínimo, 90 para as mulheres (com, pelo menos, 30 anos de contribuição) e 100 para homens (com, pelo menos, 35 anos de contribuição).
A quem essas regras se aplicam
A reforma está valendo para todo e qualquer trabalhador que, mesmo tendo muito tempo de contribuição, ainda não tenha alcançado todas as exigências para se aposentar até o dia 12 de novembro de 2019.
Para quem, até essa data, já tinha conseguido preencher todos os requisitos da aposentadoria, a reforma não pode ser aplicada, pois a pessoa já tem direito adquirido a aposentar-se pelas regras antigas.
Tendo ficado com dúvidas, o ideal é consultar uma contadora ou advogada previdenciária para esclarecer sua situação.