Se você nunca tomou chá de canela, talvez até estranhe a ideia dessa bebida, mas a verdade é que, além de muito saboroso, esse chá pode trazer benefícios para a saúde. Lembrando que não se trata de uma recomendação de tratamento. O nosso texto tem caráter apenas informativo.
Caso você possua dúvidas ou queira usar o chá de canela como remédio caseiro, o ideal é sempre consultar o seu médico ou nutricionista. Dependendo do seu organismo, bem como condições de saúde, a bebida pode ou não pode ser recomendada por profissionais da saúde.
É sempre importante verificar como o seu corpo reage aos alimentos porque tudo vai depender do contexto e de como o seu organismo se “comporta”. Assim como qualquer produto natural, a canela também pode ocasionar efeitos colaterais no corpo. Por isso, é fundamental consultar um profissional da saúde para saber a quantidade recomendada, se você pode e demais informações.
Tem ação antioxidante
A canela é rica no antioxidante polifenólico, um micronutriente que ajuda a reduzir os danos provocados pelos radicais livres, melhorando a sua saúde e evitando o envelhecimento precoce.
Tem nutrientes
O chá de canela pode levar nutrientes ao trato gastrointestinal de forma rápida e eficiente, dependendo do organismo de cada um. Isso acontece porque os nutrientes da canela são solúveis em água, o que significa que o chá dessa especiaria é a melhor maneira de absorver suas propriedades benéficas à saúde.
Ajuda a acelerar o metabolismo
O composto cinamaldeído, responsável pelo gosto e aroma da canela, ajuda a acelerar o metabolismo.
Faz bem à saúde do coração
Há estudos que indicam que a canela ajuda a regular o colesterol “ruim”, que é o LDL, e também equilibra os níveis de triglicerídeos no corpo, melhorando a saúde cardíaca. Em pesquisas feitas com animais, a canela ajudou a regular a pressão arterial.
Regula os níveis de açúcar no sangue
Consumir canela pode ser importante para diabéticos, pois ela tende a ajudar a diminuir a quantidade de glicemia na corrente sanguínea depois de uma refeição. A especiaria também tem uma ação semelhante à da insulina, otimizando a forma como as células absorvem a glicose dos alimentos.
Como fazer o chá de canela
Ingredientes:
- Duas ramas de canela em pau;
- Duas xícaras (chá) de água.
Modo de preparo:
Ferva a canela na água por cinco minutos. Espere o chá ficar morno, retire a canela e tome em seguida.