Não é raro encontrarmos quem demoniza o bom e velho pãozinho de todos os dias. Se você ainda não sabe ao certo se esse alimento nos ajuda mesmo a engordar, vai gostar de conferir o bate-papo que tivemos com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz.
Graduada pela Universidade Federal de Goiás e residente em Terapia Intensiva pelo Hospital de Clínicas da mesma instituição, Hortência já atendeu em consultório, mas hoje se dedica à área hospitalar. Ao Tudo Bahia, ela explicou melhor esse dilema envolvendo o consumo de pão. Confira:
Afinal, comer pão engorda?
“Não! O pão não é o culpado pelo excesso de peso, o que vai fazer você ganhar peso é o excesso de calorias que você consome ao longo do dia por dias seguidos”, comenta Hortência. É por isso que uma dieta equilibrada e elaborada por um profissional pode ter, sim, pão em seu plano alimentar.
A nutricionista falou também a respeito dos tipos de pães. Ela explica que, de fato, o pão integral é mais saudável do que o branco, mas que nem todo pão dito integral é, de fato, o ideal: “fique atento à leitura de rótulos”.
Para um pão ser considerado integral é necessário que o primeiro ingrediente seja a farinha de trigo integral. Atenção também à quantidade de açúcar presente nesse alimento, pois muitas vezes ele acaba sendo adicionado em excesso pelas indústrias, sendo assim camuflado no rótulo”.
Viu só como é importante ler o rótulo dos produtos e a lista dos seus ingredientes? A nutricionista falou até mesmo a respeito da relação entre o consumo de pão e um possível aumento nos índices de açúcar no sangue. Será que isso acontece mesmo?
“O pão é um carboidrato e, como todo carboidrato quando comido sozinho, pode alterar os níveis de açúcar no sangue causando uma elevação no açúcar do sangue. Para evitar esse aumento repentino, evite o pão branco de forma e consumo sempre com uma fonte de proteína e lipídio, e tenha preferência pelos pães integrais”, comentou Hortência.
Ela nos lembra da palavra-chave quando falamos em alimentação saudável e bons hábitos de vida: equilíbrio. Para ter uma dieta que atenda às suas necessidades particulares e não prejudique a sua saúde, marque uma consulta com uma nutricionista.