O ciclo menstrual recebe esse nome porque acontece de forma cíclica, ou seja: o corpo feminino se prepara para gestar um bebê todos os meses, geralmente a cada 28 dias. Como cada organismo age de acordo com suas particularidades, é comum encontrarmos mulheres com ciclos mais ou menos longos.
Os sinais que indicam que a menstruação está perto de acontecer também variam de pessoa para pessoa, inclusive em relação à duração da chamada tensão pré-menstrual (TPM). Ainda assim, alguns indícios fisiológicos costumam estar presentes e, quando chegam, podem indicar que a menstruação vai descer em breve. Veja quais são eles:
Dor de cabeça
Depois da ovulação, que ocorre no meio do ciclo, acontece a fase lútea, que faz com que os níveis de estrogênio aumentem. Isso tende a causar dor de cabeça.
Oscilações repentinas de humor
Pouco tempo antes de a menstruação descer, os níveis de estrogênio diminuem e, como consequência, comprometem a produção de serotonina e endorfina, dois hormônios que nos dão sensação de bem-estar.
Isso provoca mudanças bruscas de humor, que são típicas da TPM também e indicam que a menstruação está a caminho.
Inchaço
O período pré-menstrual também faz com que o corpo retenha mais líquidos, causando inchaço especialmente nos seios e no abdome.
Isso ocorre devido aos picos de progesterona, que ajudam o corpo a reter líquido. Se você passa por esse tipo de problema, busque tomar mais água e ter uma dieta com menos sal durante a TPM.
Espinhas
Os níveis altos de progesterona após a ovulação acabam afetando a produção de sebo pela pele, ocasionando acne, especialmente no rosto.
Cólicas
As cólicas menstruais costumam ser mais fortes algumas horas antes de a menstruação descer. Esse sintoma é causado pelas contrações uterinas, necessárias para que o endométrio seja expelido.
Todos esses sinais, embora sejam esperados, podem trazer alguns inconvenientes. Se você acha que a sua TPM é mais severa do que o normal, não deixe de marcar uma avaliação ginecológica.