O micro-ondas é um eletrodoméstico que chegou para revolucionar a forma como preparamos e requentamos os mais diversos tipos de alimentos. O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que alguns materiais não devem ser colocados nesse tipo de forno, pois representam riscos à saúde e à segurança de sua família.
Como forma de alerta, resolvemos listar alguns dos materiais que podem ser levados ao micro-ondas de forma segura. É importante, sempre que possível, ler as recomendações de uso nas embalagens de potes, louças e panelas, pois os fabricantes indicam quais utensílios podem ser utilizados nesse tipo de forno.
Se você não tem mais a embalagem dos materiais, o que é muito comum, sempre opte pelos seguintes utensílios quando for preparar alguma receita no micro-ondas:
- Vidros refratários;
- Papéis absorventes;
- Plásticos feitos para o micro-ondas;
- Louças e porcelanas sem detalhes metalizados;
- Cerâmicas com selo de verificação;
- Vidros comuns (copos e jarras).
É muito importante ter noção de que alguns materiais, quando aquecidos no micro-ondas, podem liberar substâncias tóxicas para os alimentos, o que faz mal à saúde e pode provocar intoxicação. Em outros casos, é possível até mesmo que algum utensílio exploda ou pegue fogo.
Entre os materiais que você não deve levar ao micro-ondas em hipótese alguma, estão:
- Isopor;
- Garrafas térmicas;
- Pratos com detalhes metalizados;
- Papel alumínio;
- Papel comum;
- Metais, como panelas, frigideiras e talheres;
- Sacos de pão, que podem pegar fogo;
- Embalagens plásticas que não são feitas para micro-ondas, como garrafas pet ou potes de sorvete;
- Embalagens de comida chinesa.
Agora que você já sabe dessas instruções, salve este texto para uma eventual consulta e compartilhe com as pessoas da sua família.