Os primeiros dias do mês de junho costumam ser um tormento para quem está solteiro, afinal só se fala a respeito de amor, presentes e relacionamentos. Independentemente de qual seja seu estado civil, é bem possível que você já tenha se perguntado por que o Dia dos Namorados é celebrado em 12 de junho no Brasil.
Para acabar com a sua dúvida, vamos explicar um pouco mais a respeito da comemoração brasileira. Nosso Dia dos Namorados é celebrado em junho desde 1948 e, por mais que possamos imaginar que a data tenha a ver com alguma história romântica, a verdade é que tudo não passou de uma grande e eficiente estratégia de marketing.
O responsável pela ação foi o publicitário João Dória, que é pai do ex-governador do estado de São Paulo, João Dória Jr.
Contratado pela Exposição Clipper com a missão de aumentar as vendas durante o mês de junho, o publicitário decidiu criar uma narrativa de vendas que conversasse com o lado mais emotivo das pessoas, assim como acontece no mês de maio, com o Dia das Mães, por exemplo.
Se era comum que as pessoas comprassem presentes para seus pais e suas mães, por que não estimular a compra de lembrancinhas para os apaixonados? O dia 12 foi escolhido por Dória também de forma estratégica, já que, no dia 13 de junho, os brasileiros comemoram o dia de Santo Antônio, que tem a fama de ser casamenteiro.
A campanha foi tão criativa e incisiva, usando o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, que a comemoração acabou sendo oficializada no Brasil e em uma data distinta do que ocorre em vários países do mundo.
Nos EUA e em diversos lugares da Europa, por exemplo, o Dia dos Namorados cai em 14 de fevereiro, data em que São Valentim, um padre romano, foi executado depois de ter entregue uma carta de amor a uma mulher por quem havia se apaixonado.
E aí, você já conhecia a origem da celebração brasileira? Ela pode não ter uma história tão romântica assim, é verdade, mas nada impede que você use o dia para celebrar o amor por alguém ou por você mesmo.