Caso tenha trabalhado com carteira assinada (por pelo menos 30 dias) ou como servidor público em 2020, você pode ter direito ao abono PIS/Pasep. O valor é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base e pode chegar até um salário mínimo nacional (R$ 1.212,00), podendo ser de apenas R$ 101,00 para quem trabalhou somente um mês.
Apesar de o dinheiro já estar liberado, mesmo com a atual situação da economia, quase 500 mil trabalhadores ainda não movimentaram os valores do abono, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência.
Ficou na dúvida se pode retirar o dinheiro? Confira a seguir algumas informações extras:
Critérios para quem ainda pode sacar o abono em 2022
- Não ter realizado o saque durante o calendário regular de pagamentos;
- Ter cadastro no PIS ou Pasep há, pelo menos, cinco anos;
- Ter recebido até dois salários mínimos por mês (ano-base de 2020);
- Ter tido rendimento médio, em 2020, de, no máximo, dois salários mínimos;
- Se funcionário da iniciativa privada, ter trabalhado por, pelo menos, 30 dias, com carteira assinada em 2020.
Como saber minha situação
- Através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” (disponível para Android ou iOS), na aba “Benefício” e depois selecionando “Abono PIS/Pasep”;
Ligando para a central do trabalhador, pelo número 158. Nessa chamada serão requisitados seus dados pessoais para impedir fraudes;
Através do email [email protected]. Nele, você deve trocar o “uf” antes da arroba pela sigla no seu estado. Desse modo, se você está na Bahia, o email seria [email protected].
Caso tenha dificuldades de usar os meios eletrônicos que explicamos acima, também é possível conseguir informações presencialmente. Para isso, é necessário que o trabalhador se dirija até uma unidade da Superintendência do Ministério do Trabalho.