A África é um continente imenso, com paisagens deslumbrantes, culturas incríveis e um solo riquíssimo. Mas, mesmo assim, muitas pessoas praticamente desconhecem esse lugar, seja porque não existe muito foco nele durante o ensino básico e médio, seja por simplesmente nunca terem parado para pensar sobre como a África pode ser interessante.
Uma oportunidade para mudar esse quadro é o dia 25 de maio, conhecido atualmente como “Dia de África”. A data foi instituída em 1963 como “Dia da Libertação de África” e celebrava a conquista da independência por diversos países africanos.
Por isso, para colaborar com a difusão de conhecimento sobre o continentes, separamos algumas curiosidades sobre ele:
1. Diversidade de países
O continente africano é o lar de 54 países, dos quais 48 são continentais e 6 são insulares. Desses, a Argélia é o com maior extensão territorial e a Nigéria possui a maior população.
2. Formação geológica antiga
A África é um continente muito antigo, por isso possui baixas altitudes, mas no leste do continente existem algumas montanhas, como a Cordilheira do Atlas e o Kilimanjaro.
3. Uma Babel
Em toda a extensão do continente, falam-se, aproximadamente, 2 mil idiomas, além de diversos dialetos. Dessas línguas, a maioria é africana, mas também existem muitos falantes das línguas dos invasores europeus (como francês, português e inglês).
4. População
Os habitantes não estão distribuídos de forma igualitária pelo território, devido à existência de diversos locais nos quais o ser humano não consegue viver em grande número (como desertos e florestas densas).
A população, na maioria dos países, se concentra no meio rural (algumas exceções são Tunísia, Líbia e Argélia).
5. Diversos climas
Devido à sua localização geográfica, na África, mesmo com 75% do seu território com clima equatorial, existem também o clima tropical, equatorial, desértico, semiárido e pequenos trechos com clima mediterrâneo.
6. Um grande rio
O Nilo é considerado o maior rio em extensão do mundo, podendo, inclusive, ser visto do espaço.
7. Nunca foi colônia
A Etiópia nunca foi colonizada por nenhum europeu na sua totalidade. Inclusive, em 1896, os etíopes impuseram uma derrota histórica aos exércitos italianos.
8. Irmãos de língua
Português é a língua oficial em Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe. Guiné-Equatorial também adotou nosso idioma como oficial, mas quase não existem falantes dele por lá.
Sendo o Brasil o lar do maior número de negros fora de África, conhecer esse continente, também é conhecer um pouquinho mais nosso próprio país.