Com a aproximação dos dias mais frios do ano, uma boa pedida para quem curte bebida alcoólica e quer se aquecer nos dias de baixas temperaturas é tomar um bom conhaque (sempre com moderação). E não é à toa. Essa bebida é própria para tomar no frio por conta do seu alto teor alcoólico e concentração de odores que só são bem degustados com baixa temperatura ambiente.
O conhaque, brandy ou brande, assim como outras bebidas destiladas, é um produto decorrente da destilação do vinho, geralmente contendo cerca de 40~60% de graduação alcoólica por volume. Ele é geralmente consumido após as refeições.
A seguir, confira 5 curiosidades sobre o conhaque que você ainda não conhecia.
1. História do conhaque
O conhaque surgiu na região de Cognac, na França, por volta do século XII. Nessa região se produzia um vinho inferior, branco e de baixa graduação alcoólica, sendo apreciado na Grã-Bretanha e nos países escandinavos.
No entanto, os produtores do vinho enfrentavam dois problemas na produção: a bebida era muito delicada, se deteriorava rapidamente, e as taxas que o governo francês aplicavam sobre as bebidas exportadas eram pesadas.
Como solução, alguns vinicultores decidiram destilar uma parte do vinho. O álcool obtido, de alta graduação e muito concentrado, seria destinado a exportação. Nele, o consumidor acrescentaria água para obter um novo vinho.
O concentrado também seria utilizado para aumentar a graduação alcoólica do vinho branco comum. No entanto, uma parte desse álcool acabou não sendo exportada tampouco incorporada ao vinho.
Com isso, o concentrado ficou envelhecendo em barris de carvalho. Ao longo dos anos, a bebida acabou adquirindo uma cor caramelo e perdendo muito de seu ardor. E assim surgiu o conhaque.
2. Conhaques de fruta
Geralmente, o conhaque é produzido a partir de uvas verdes. Mas, ele também pode ser feito a partir do suco de fruta fermentado, como o da maça, ameixa, amora, cereja, pêssego e damasco.
Quando produzido a partir do suco dessas frutas, o conhaque apresenta uma coloração mais clara e, normalmente, é degustado gelado.
3. Caráter nobre do conhaque
O conhaque tem um caráter nobre, quase aristocrático. A bebida tem sua imagem associada ao bom viver e a sofisticação do gosto.
4. Principais consumidores do conhaque estão nos países do Oriente.
Atualmente, os principais consumidores de conhaques finos estão nos países do Oriente, onde a bebida é vendida por cifras astronômicas.
Mas, hoje, há a tentativa de agregar o charme do conhaque aos países do Ocidente.
5. Há uma forma ideal de servir o conhaque
A forma ideal de servir o conhaque é em cálices bojudos para facilitar o contato com a palma das mãos e assim permitir um leve aquecimento da bebida, propiciando o desprendimento dos aromas da bebida.
Tradicionalmente, o copo do conhaque é aquecido com uma vela, o que faz a concentração da bebida aumentar e o apreciador sentir o calor que o conhaque lhe proporciona.
Além disso, quanto mais tiver sido envelhecido em madeira, mais atraente fica o perfume da bebida.