Ter animais de estimação em casa é uma delícia e isso é inegável. O que nem todo mundo se lembra é de que gatos e cachorros precisam de outros cuidados além dos básicos, como oferecer água, comida, dar vacinas e levar ao veterinário de tempos em tempos.
Se você tem gato ou cachorro em casa, é importante também prestar atenção nas plantinhas que decoram o seu ambiente, pois algumas delas podem ser tóxicas e trazer sérios problemas de saúde para o seu amado bichinho de estimação. Veja quais plantas são tóxicas para esses animais:
- Comigo-ninguém-pode;
- Copo-de-leite;
- Alamanda;
- Babosa;
- Jiboia;
- Azaléia;
- Samambaia;
- Antúrio;
- Arnica;
- Arruda;
- Beladona;
- Bico-de-papagaio;
- Coroa-de-cristo;
- Costela-de-Adão;
- Espada de São Jorge;
- Espirradeira;
- Hibisco;
- Fícus;
- Violeta;
- Lírio da paz.
Seu pet pode dar alguns sinais de intoxicação caso entre em contato com alguma dessas plantas. É importante reconhecer esses sinais e levá-lo ao veterinário imediatamente:
- Vômito;
- Diarreia;
- Salivação em excesso;
- Oligúria (quando o animal faz menos xixi do que o normal);
- Febre;
- Dificuldade para respirar;
- Polidipsia (excesso de sede);
- Ressecamento da pele e das mucosas.
Esses sintomas podem variar conforme o tipo de planta ingerida e também conforme a saúde do animal. Se você encontrar a planta que o seu cachorro ou o seu gato comeu, leve-a com você na consulta veterinária, pois isso colabora com o diagnóstico e ajuda o profissional a realizar as condutas de socorro.
É muito importante não negligenciar os sinais de intoxicação, pois, em alguns casos, o problema pode ser fatal. Ter um animal de estimação exige muita responsabilidade, por isso veja se há plantas tóxicas em sua casa e tome as devidas providências para que o seu cachorro ou gato jamais entre em contato com elas.