O Governo Federal desenvolveu o programa de Auxílio Gás dos Brasileiros para tentar auxiliar famílias precarizadas a conseguirem adquirir gás de cozinha. Com esse benefício, o Estado repassa, para diversos cidadãos, o valor equivalente a 50% do preço nacional médio do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).
A Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o repasse das verbas para quem for selecionado. Entretanto, quem direciona a verba para esse programa, gerencia o banco de dados e as regras para adesão é o Ministério da Cidadania.
Como serão realizados os pagamentos
O dinheiro é creditado para as famílias beneficiadas a cada dois meses e, em 2022, os pagamentos estão se dando nos meses pares. Como o último pagamento ocorreu em abril, o valor somente será pago novamente em junho, seguindo o cronograma a seguir:
- NIS com final 1: 17 de junho;
- NIS com final 2: 20 de junho;
- NIS com final 3: 21 de junho;
- NIS com final 4: 22 de junho;
- NIS com final 5: 23 de junho;
- NIS com final 6: 24 de junho;
- NIS com final 7: 27 de junho;
- NIS com final 8: 28 de junho;
- NIS com final 9: 29 de junho;
- NIS com final 0: 30 de junho.
Acumulação
O Auxílio Gás dos Brasileiros não é um programa de renda mensal, portanto não impede que a família receba qualquer outro benefício, como o Auxílio Brasil.
Caso deseje receber, ou já receba e queira garantir a continuidade dos pagamentos, é muito importante manter sempre seus dados junto ao CadÚnico atualizados. Se tiver dúvidas sobre como fazer isso, pode dar uma olhadinha neste texto que já publicamos por aqui.