Se você tem um cachorro em casa e cuida dele com responsabilidade, o que significa alimentá-lo de acordo com as suas necessidades, levá-lo passear, dar carinho, atenção e cuidados de saúde, é muito provável que ele sinta esse zelo e goste muito de você.
De qualquer forma, é sempre interessante entender quais são as maneiras pelas quais os cachorros demonstram afeto pelos seus tutores. Veja, a seguir, alguns sinais que seu cão dá para dizer que gosta de você:
Ele encara você
Quando seu cachorro olha fixamente para você, esse é claramente um sinal de amor e afeto. Já foi comprovado que o fato de encarar o tutor querido faz com que o cãozinho libere uma grande quantidade de ocitocina, o famoso “hormônio do amor”.
Depois de comer, ele corre até você
Alimentar-se é um instinto animal básico, que nos faz sobreviver. É por causa disso que muitos treinos de adestramento utilizam petiscos para incentivar os pets a seguir determinados comandos.
Se mesmo depois de se alimentar, que é algo tão importante para os cachorros, seu pet correr até você para buscar atenção ou carinho, pode saber que isso é, também, um grande sinal de amor, já que ele vê em você muito mais do que alguém que fornece alimentos e petiscos.
Ele copia seu bocejo
Você já notou que seu cachorro boceja quando você também abre a boca de sono? Saiba que esse é um sinal claro de empatia, afeto e amor.
Diferentemente dos seres humanos, que acabam bocejando quando encontram qualquer pessoa fazendo o mesmo, os cães só copiam o gesto das pessoas com as quais têm uma grande relação de confiança e afeto.
Ele fica triste quando você adoece
Se o seu cãozinho sente quando há algo errado com você e fica ao seu lado quando você adoece e precisa ficar na cama, esse é outro grande sinal de afeto. Esses animais têm um grande instinto de proteção e conseguem identificar se há algo de errado com a saúde do seu tutor.
Gosta do seu cheiro
Cachorros têm uma capacidade olfativa imensa, e o fato de demonstrarem gostar do cheiro de alguém é, certamente, indício de amor.
E aí, você consegue reconhecer esses comportamentos em seu cãozinho?