Cientistas do consórcio Event Horizon Telescope (EHT), mostraram, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira imagem de um buraco negro supermassivo no meio da Via Láctea, a galáxia onde fica o Sistema Solar e, por consequência, o planeta Terra.
O anúncio da imagem do Sagitário A*, como é conhecido o buraco negro foi em um evento internacional com a presença de cientistas do EHT e do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Our own black hole! Astronomers have just revealed the 1st image of the supermassive black hole at the center of our Milky Way galaxy using the @ehtelescope– a planet-scale array of radio telescopes that emerged from decades of NSF support. https://t.co/bC1PZH4yD6 #ourblackhole pic.twitter.com/pd96CH3V0m
— U.S. National Science Foundation (@NSF) May 12, 2022
Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira de imagem de um buraco negro supermassivo. Mas este estava localizado no centro da galáxia M87, que fica a uma distância de 55 milhões de anos-luz do nosso planeta.
O Sagitário A* está localizado a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra. Ele foi estudado por anos e seu registro em imagem somente foi possível graças ao consórcio Event Horizont Telescope (Telescópio do Horizonte de Eventos), que conta atualmente com 11 radiotelescópios espalhados pela Terra e possui observatórios espaciais em oito locais do mundo.
Por que a imagem do Sagitário A* parece estar borrada?
Quem não costuma acompanhar mais de perto os assuntos que giram em torno da astronomia pode achar a imagem divulgada pelos cientistas um tanto que esquisita, já que ela apresenta características um pouco borradas.
Isso se deve ao fato de que a imagem foi resultado de milhares de captações feitas, com diferentes orientações de movimentação do buraco negro e a mudança dos pontos brilhantes.
Como os buracos negros não emitem luz, o grande desafio de conseguir uma imagem deles é captar a “silhueta” provocada pela flexão gravitacional da luz em gravidade extrema. Por isso, a única forma de ter uma imagem desses objetos espaciais é a partir do uso do espectro de micro-ondas combinado com o poder de diferentes observatórios.
O que é um buraco negro?
Em uma definição resumida, buracos negros são objetos espaciais muito densos com gravidade tão forte que nem a luz e nem a matéria conseguem escapar deles.
Algo que sempre intrigou os cientistas em relação aos buracos negros é o estudo do “horizonte de eventos” ou ponto de não retorno, que marca a região entre o espaço e o interior do grupo, uma vez quando algo entra na região, não consegue mais escapar.