A receita a seguir mistura uma textura crocante com um toque levemente adocicado, além de surpreender muita gente com a acidez do limão. Então, aproveite para servir em qualquer oportunidade, seja como entrada de uma refeição, ou para acompanhar um bom filme se tiver enjoado de comer pipoca.
Uma outra coisa boa dessa receita é a durabilidade, já que, caso você guarde os chips de banana em saquinhos bem fechados e herméticos, eles podem durar até 20 dias mesmo em temperatura ambiente.
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de óleo para realizar a fritura;
- Sal a gosto;
- Cominho em pó;
- 3 bananas-da-terra verdes;
- Raspas de 1 limão.
Modo de preparo
- Para facilitar, corte a banana ao meio no sentido da largura;
- Corte longitudinalmente a casca e puxe com a faca para descascar cada pedaço;
- Coloque o óleo para aquecer em fogo médio, em uma panela média com borda alta. Preste atenção para que o óleo não fique muito quente, porque, nesse caso, ao invés de ficarem crocantes, as fatias podem acabar queimadas;
- Fritar as fatias é um processo muito rápido, que dura cerca de 2 minutos, e merece total atenção: com o fatiador de legumes sobre a panela, corte as bananas (os pouquinhos), deixando as rodelas caírem diretamente no óleo. Tenha cuidado para não fazer isso muito rápido e as fatias acabarem grudando uma nas outras. Para facilitar, mexa com uma escumadeira;
- Retire as fatias e coloque em uma travessa com papel toalha;
- Repita os últimos dois passos com o restante das bananas, quantas vezes seja necessário;
- Ao fim, tempere tudo com sal, cominho e raspas de limão.
Caso não encontre banana-da-terra, pode fazer a receita com a banana-nanica, mas é importante que ela também esteja verde. Além disso, também é possível mudar o formato das fatias, mas é necessário deixá-las bem fininhas, o máximo possível, para garantir a crocância.