Se você gosta de ter uma horta ou pequenos vasinhos com temperos e outras plantinhas que consumimos frequentemente, vai adorar conhecer os alimentos a seguir, que podem ser replantados sem problemas nem dificuldades. Confira:
Manjericão e temperos no geral
Para replantar manjericão, é só conseguir uma haste média, remover as folhas que ficam mais perto da base, e colocar o galhinho em um copo com água. Depois de alguns dias, você vai notar que a raiz começará a crescer na haste.
Quando elas tiverem alguns centímetros de comprimento, é só plantar a muda em um vaso com terra ou em algum espaço no seu quintal. Observação importante: o copo com a água e a haste deve ficar em um lugar iluminado, mas sem a luz direta do Sol.
Cebolinha
Para replantar a cebolinha, corte a parte de cima, mais ou menos 10 centímetros depois da raiz, e coloque a planta em um copo com água. Deixe esse copo perto da janela ou em alguma outra área iluminada da sua casa.
Quando a raiz começar a crescer, já será possível plantar a cebolinha no espaço que você quiser. Esse processo também é válido para capim-limão e alho-poró.
Pimenta
Separe as sementes da pimenta que você comprou na feira e coloque-as em uma região onde o solo é fértil e onde a luz solar incida durante o dia. A pimenta cresce rápido, sem que você precise cuidar muito.
Cebola
Olha só que fácil: para fazer o replantio da cebola, você deve colocar uma cebola, com a parte da raiz para baixo, em um vaso com terra. Depois, quando perceber que a raiz está se regenerando, basta puxar a cebola com cuidado e fazer o replantio em um solo fértil.
Cenoura
Para replantar a cenoura, basta que você remova a parte de cima, que fica com as folhas verdes, e deixe essa parte em um pote com água. Depois de alguns dias, plante o talinho na terra e, em questão de semanas, já poderá fazer a sua primeira colheita.
Rúcula
Remova algumas folhas daquela rúcula que você comprou na feira e veio com raiz. Depois, coloque as raízes e os talos que sobraram em um vaso com terra fértil, regue bem e espere crescer até poder fazer a sua primeira colheita.
Agora que você já aprendeu algumas técnicas de replantio, é só escolher um desses vegetais para começar e botar a mão na massa — ou melhor: na terra! Boa sorte.