Como funciona a caixa-preta dos aviões? Descubra aqui

Quando algum acidente aéreo acontece, imediatamente começam as buscas por essa peça. Mas já parou para pensar por que ela é tão importante?

Todos já viram notícias sobre acidentes aéreos e podem imaginar como é difícil saber as causas. O que pouca gente sabe é que conhecer os motivos das falhas não serve apenas para desvendar o mistério sobre uma queda em específico.

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Com as informações de um acidente, toda a indústria aeronáutica pode melhorar seus equipamentos e treinamentos, visando diminuir os riscos (que já são muito baixos) de viajar em aviões.

Uma das principais ferramentas para saber como foram os últimos momentos em uma aeronave é a caixa-preta, por isso vamos ver como esse equipamento funciona:

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Dois gravadores

Na verdade, a caixa-preta é composta por dois sistemas:

  • Cockpit Voice Recorder (CVR – Gravador de voz da cabine): caso recuperado intacto, esse apetrecho fornece o som advindo de três microfones, sendo um para o comandante, outro para o primeiro oficial e um terceiro que grava o ambiente.
  • Flight Data Recorder (FDR – Gravador de dados do vôo): em sua memória ficam os diversos parâmetros de vôo, como posição das manetes, acionamento de botões e as velocidades do avião (tanto em relação ao solo, quanto em relação ao vento).

Esses dois componentes costumam estar na mesma caixa-preta, mas também podem ser colocados em caixas separadas.

Importância

Com os dados recuperados do CVR e do FDR, os órgãos de fiscalização, as empresas de aviação e as construtoras de aviões conseguem verificar segundo a segundo tudo que aconteceu com a aeronave.

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Assim, é possível saber exatamente os motivos que levaram àquele acidente, corrigindo eventuais erros de projeto, ou mesmo alterando alguns itens no treinamento dos pilotos para lidarem melhor com situações adversas.

Uma curiosidade interessante é que a cor das caixas não é preta, muito pelo contrário, elas costumam ser confeccionadas com materiais em tons de vermelho e alaranjado, para facilitar sua localização.

O nome comumente utilizado pode vir dos primeiros gravadores de aviões (que, na década de 1940, realmente possuíam coloração preta), ou dos aviões da Real Força Aérea Britânica (que na segunda guerra tinham seus aparelhos eletrônicos cobertos com uma tampa escura).

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