Ainda que existam diversos tipos de tratamentos e procedimentos estéticos capazes de retardar o envelhecimento da pele ou suavizar os efeitos da passagem do tempo, é possível também que você tenha uma pele mais saudável e com aparência melhor ao adotar alguns hábitos preventivos.
A seguir, conheça cinco maneiras de evitar o envelhecimento precoce da pele:
Tome água
Nossa pele precisa de muita hidratação para ter viço e não ficar flácida ou ressecada. Ainda que existam muitos produtos hidratantes, a maneira mais saudável de garantir esse processo é de dentro para fora, ou seja: tomando bastante água ao longo do dia.
O ideal é que você se esforce para tomar pelo menos dois litros por dia — se for preciso, agende despertadores no celular ou use aplicativos que lembram o usuário de tomar água.
Use filtro solar
Chamamos de fotoenvelhecimento os danos causados na pele pelos raios solares. Com o passar do tempo, eles podem provocar manchas, ressecamento, perda de viço e, inclusive, câncer de pele.
O ideal é que você crie o hábito de usar protetor solar todos os dias, principalmente no rosto e mesmo quando estiver em ambientes internos. Sua pele agradece.
Largue hábitos nocivos
Alguns hábitos relacionados ao estilo de vida são extremamente nocivos para a saúde da pele. Entre eles, destacamos o tabagismo, o consumo de álcool e a ingestão excessiva de açúcar e gordura.
Se você tem dificuldades para largar esses hábitos, especialmente no caso de vícios, o ideal é buscar ajuda médica e psicológica.
Pratique atividades físicas
Quando nos movimentamos, a circulação do sangue melhora em todo o corpo, inclusive nas regiões da pele. Praticar exercícios físicos melhora o tônus muscular, favorece a flexibilidade e promove a elasticidade, prevenindo doenças e evitando o envelhecimento precoce.
Durma bem
Uma boa noite de sono é fundamental para que você acorde com disposição e também para que sua pele fique com mais viço, brilho e uma aparência saudável.
Aquelas olheiras depois de uma noite em claro são um bom exemplo de como a má qualidade de sono prejudica a sua saúde e a sua aparência.
Se você tiver muita dificuldade para seguir esses passos, busque ajuda médica e psicológica. Não há nada de errado nisso, especialmente se a intenção for a de viver com mais qualidade.