A vida adulta é repleta de responsabilidades, preocupações, medos, angústias e boletos. Esse fato pode nos fazer facilmente entrar em um ciclo de procrastinação, ansiedade, insônia, irritabilidade e instabilidade financeira.
É claro que alguns fatores fogem do nosso controle, como alguma perda significativa ou a falta de acesso a determinados recursos, mas, na maioria dos casos, sempre é possível implementar algumas mudanças de comportamento, mesmo que pequenas, para que você chegue ao fim do dia se sentindo uma pessoa melhor e mais motivada.
Veja, a seguir, quais hábitos podem mudar a sua vida:
Praticar atividades físicas
A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para o corpo, mas também para a mente. Se você puder, escolha algo que combine com o seu estilo e tente se ater a essa atividade por pelo menos um mês: depois desse período, você vai sentir seu corpo melhor e sua mente mais tranquila e dificilmente vai querer largar o novo hábito.
Se você não tem como pagar um personal trainer ou a mensalidade da academia, busque se movimentar mais em suas atividades cotidianas. Fazer caminhadas é sempre uma boa ideia. Sempre que possível, prefira as escadas em vez do elevador e, quando der, faça seus percursos a pé.
Consuma bastante água
Seu corpo precisa de água para tudo! Crie o hábito de estar sempre com uma garrafinha de água em mãos e tente consumir pelo menos 2 litros ao longo do dia. Até a sua pele vai ficar mais bonita.
Faça terapia
Terapia psicológica não é “coisa de louco” ou algo destinado apenas a pessoas que estão passando por períodos difíceis, como o luto ou a perda de emprego.
Fazer terapia habitualmente ajuda você a identificar suas fraquezas e seus pontos positivos, melhora a forma como você reage aos acontecimentos da vida, faz com que você consiga lidar com eventos passados e que foram traumáticos e, inclusive, pode ser o diferencial na hora de mudar comportamentos nocivos.
Se você não puder pagar pelas sessões, busque formas de terapia gratuita no SUS da sua cidade ou se informe a respeito dos programas de atendimento à população, existentes em universidades que oferecem o curso de Psicologia.
Viu só como é possível melhorar sua qualidade de vida sem precisar passar por grandes mudanças? Toda pequena coisa positiva que você fizer para melhorar seu bem-estar já é uma grande vantagem.