O termo workaholic tem sua origem na língua inglesa e é usado para se referir a pessoas que trabalham muito e que não conseguem se desligar do trabalho. O workaholic é identificado como alguém que é viciado em trabalho ou como um trabalhador compulsivo ou ainda como um dependente do trabalho.
O termo tem relação com o mundo corporativo, já que nele, muitos indivíduos, motivados pela alta competitividade ou ainda por alguma necessidade pessoal de provar algo a alguém, ou a si mesmo, acabam se tornando viciados no trabalho para atingir seus objetivos.
Alguém que é workaholic geralmente tem dificuldade de se desligar do trabalho, mesmo fora dele, e muitas vezes deixa de lado sua vida pessoal, como família, amigos, filhos, pais, além de deixar de lado também o lazer. Os amigos de quem é workaholic acabam sendo somente os que convivem no ambiente de trabalho.
Quem é workaholic tem como um dos maiores receios o medo de fracassar. Esse medo, por sua vez, faz com o viciado em trabalho se condicione e continue sempre a dar o seu melhor na busca por resultados.
Agora que você já sabe o que significa o termo workaholic, veja a seguir 10 sintomas aos quais você deve ficar atento para saber se é um viciado em trabalho.
- Passa a maior parte do dia – da noite também – focado nas atividades profissionais;
- Confere os e-mails do trabalho várias vezes ao dia, inclusive nas horas vagas;
- Evita tirar férias;
- Se sente constantemente estressado;
- Fica impaciente com outros colegas de trabalho;
- Não tem hobbies;
- Faz frequentemente as refeições na mesa do trabalho, inclusive enquanto executa tarefas;
- Não tem tempo para cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e ir ao médico;
- As relações afetivas e familiares prejudicam a vida profissional;
- Tem dificuldades para dormir e se sente exausto frequentemente.