Uma das preocupações mais frequentes de quem vai mudar de celular é com os dados pessoais que ficam armazenados no aparelho, uma vez que esses dados podem ser usados por outras pessoas como elas bem entenderem, inclusive, para a prática de crimes. Por isso, é fundamental apagar os dados armazenados no aparelho que deseja se desfazer, antes de vendê-lo ou presenteá-lo a alguém.
Uma das formas de apagar as informações armazenadas no celular antigo é utilizar o recurso de “redefinição” ou “restauração de sistema”. Ele é facilmente encontrado na área de configurações do aparelho. Vale notar que esse recurso somente deve ser utilizado após os arquivos do celular antigo terem sido salvos em outro dispositivo, a exemplo do computador.
Aparelhos com sistemas operacionais mais recente contam uma opção de transferência direta de um celular para o outro. Essa possibilidade permite se desfazer dos registros do celular antigo sem perder algum arquivo importante, uma vez que ele com certeza estará no novo aparelho.
Vale notar que é preciso verificar o espaço físico destinado ao cartão de memória microSD, dispositivo que tem a função de ampliar o armazenamento do celular. Isso porque muitas informações do celular antigo estejam nesse cartão, principalmente fotos e arquivos baixados diretamente nele.
Assim, é necessário se certificar que o cartão foi retirado do celular antigo antes de vender o aparelho ou presentear alguém. Lembrando que ele pode ser utilizado no novo aparelho.
Outro ponto importante a ser lembrado é que o chip não armazena todas as informações do celular. Isso significa que retirar o chip do aparelho não basta para que as informações sejam apagadas automaticamente. No máximo, o chip contém dados de contatos e ligações.