Os valores pagos através do Auxílio Gás e o Auxílio Brasil são uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal para melhorar as condições de vida de muitas famílias que vivem em situação de precariedade.
Entenda a seguir como funciona cada um deles:
Auxílio Brasil
Utilizando essa ferramenta, diversas políticas públicas foram concentradas em apenas um benefício. O montante pago visa melhorar diversas áreas da vida, como saúde, renda e educação.
O valor pago, em média, é de R$ 400,00 mensais. Com isso, pretende-se retirar a família da situação de precariedade extrema, garantir que estejam presentes as mínimas condições de subsistência e facilitar a busca pela independência financeira.
Auxílio Gás
Essa medida propicia um auxílio financeiro para aquelas famílias que teriam muita dificuldade para adquirir um botijão de gás e é pago a cada dois meses.
A escolha das famílias que irão receber segue os seguintes critérios: registro no CadÚnico (com dados atualizados nos últimos 24 meses), menor renda per capita, maior quantidade de membros, famílias que já recebem o Auxílio Brasil e que tenham cadastro averiguado.
Segundo o Ministério da Cidadania, o valor desse programa em 2022 será de R$ 51,00, aproximadamente 50% do valor médio de um botijão de 13kg.
Acumulação dos benefícios
Segundo informações do Governo Federal, o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás podem ser acumulados. Isso porque o último não é considerado programa de renda mensal, então não impede o recebimento de qualquer outro benefício.
Caso você ainda não receba nenhum desses benefícios e acredite que sua família preenche as condições, o primeiro passo é se inscrever no CadÚnico e, para ajudar sua família a fazer isso, separamos este texto.
Se ainda estiver com dúvidas, ou precisar de alguma orientação mais específica, procure o Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.