Se você tem gatos em casa sabe que eles são, além de fofos, muito espertos e inteligentes. Mas você sabe quando os bichanos começaram a se aproximar dos humanos? E quando os felinos começaram a ser domesticados?
Para encontrar as respostas dessas perguntas, uma pesquisa foi realizada e, posteriormente, publicada em 2007 na revista Science, uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo.
Conforme conclusões da pesquisa, os gatos surgiram há mais de 100 mil anos no Oriente Médio. E os gatos domésticos tal como conhecemos hoje se originou do cruzamento de cinco variedades de bichanos. Esse cruzamento, por sua vez, gerou o chamado Felis silvestris lybica, o ancestral direto dos felinos domésticos.
Outra descoberta da pesquisa é a existência de gatos selvagens com o mesmo DNA, ou seja, material doméstico, dos bichanos domésticos. Os exemplares desses gatos selvagens foram encontrados em: Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita.
Quando os gatos começaram se aproximar dos humanos?
Durante a pesquisa, verificou-se a origem dos gatos domésticos aconteceu entre 130 mil e 160 mil anos atrás. No entanto, esses felinos somente se aproximaram dos humanos há aproximadamente 10 a 12 mil anos, época em que os agricultores teriam começado a fazer o plantio.
Com o crescimento das lavouras, os roedores encontraram um local propício para se reproduzir e se alimentar. Eles se tornaram então um problema para os agricultores, mas, ao mesmo tempo, comida para os gatos selvagens.
Foi aí então que os felinos primitivos foram pouco a pouco se adaptando e se aperfeiçoando na caça desses roedores, o que acabou beneficiando os agricultores, uma vez que era difícil o controle dos roedores e grande a proliferação desses animais.
A partir disso, os gatos primitivos se aproximaram dos humanos. Os agricultores ao verem o que os animais caçadores proporcionavam passaram a oferecer alimentos a esses animais para que eles permanecessem na plantação.
Essa aproximação deu origem a amizade entre o Felis silvestris (gato selvagem) e as pessoas. Acredita-se que todas as raças de gatos domésticos que são conhecidas atualmente se originaram de um mesmo ancestral, o Felis silvestris lybica, como já dito.
A raça que temos hoje como felinos domésticos é o Felis catus.