Se você já dedicou algum tempo da sua vida para observar uma fileira de formigas andando pela calçada e carregando pedacinhos minúsculos de capim, sabe bem que esses insetos trabalham em equipe e têm muita disciplina — não é à toa que a fábula sobre a cigarra e a formiga é sempre utilizada para ilustrar a importância do trabalho consistente e coletivo.
Hoje, falaremos a respeito desses insetos através de uma série de curiosidades incríveis que mostram como, apesar de pequeninas, as formigas são criaturas complexas e muito interessantes. Confira:
Anciãs
Não é de hoje que as formigas habitam o nosso planeta. Na verdade, um levantamento feito por pesquisadores de Harvard descobriu que as formigas surgiram no período Cretáceo, há aproximadamente 130 milhões de anos.
Além de terem sobrevivido à explosão que dizimou os dinossauros, passaram incólumes também pela Idade do Gelo.
Habitam quase todo o planeta
Só não existem formigas na Antártica e no Ártico. Fora dali, no entanto, há mais de 10 mil espécies de formigas em todo o planeta.
Uma população imensa
Agora, neste exato momento, há aproximadamente 10.000.000.000.000 formigas vivas em todo o planeta. Em termos de proporção, essas pequenas representam quase 20% de toda a biomassa animal que existe na superfície terrestre.
Duplo estômago
Mesmo pequeninas, as formigas têm dois estômagos, sabia? Um deles é feito para estocar comida para consumo próprio e o outro serve como uma espécie de lancheira, onde a formiga guarda alimentos que compartilha com as outras.
É por isso que as colônias de formigas são tão prósperas.
Fortíssimas
Esses insetos são muito fortes e conseguem carregar materiais que chegam a ser 50 vezes mais pesados do que o próprio corpo.
Mini musculosas
Como são pequenas e trabalham demais, as formigas têm músculos poderosos, o que explica por que conseguem erguer pesos tão superiores à própria massa.
Sem pulmões
Esses animais não têm espaço corporal para abrigar um sistema de respiração complexo que envolva pulmões. O ar chega aos seus corpos por meio de vários buraquinhos que, conectados a uma rede de tubos, levam oxigênio para todas as suas células.
E aí, você já sabia tudo isso sobre as formigas? São ou não criaturas dignas da nossa admiração?