A prática regular de atividades físicas é uma ótima aliada em termos de saúde física e mental. A caminhada é um dos exercícios mais democráticos e que podem ser inseridos em sua rotina de forma simples e gradual, trazendo benefícios em curto e longo prazo.
Se você ainda não tem o hábito de fazer caminhadas e é o tipo de pessoa que gosta de entender melhor por que algumas coisas fazem bem à saúde, veja, a seguir, quais são os benefícios experimentados pelas pessoas que caminham todos os dias.
Melhora a saúde de um modo geral
O corpo humano precisa se movimentar para funcionar bem, por isso, quando você começa a fazer caminhadas todos os dias, mesmo que por pouco tempo, alguns pontos já começam a sofrer o impacto positivo dessa atividade física.
Sua pressão arterial fica mais controlada, você queima mais calorias e até o humor fica melhor.
Faz bem para a memória e a cognição
Alguns estudos já relacionaram a caminhada diária com aumento da massa cinzenta no cérebro. A prática está relacionada, inclusive, à diminuição nas chances de desenvolver demência e a Doença de Alzheimer.
Diminui os níveis de estresse
Se você sofre com ansiedade, depressão e sente os efeitos do estresse, caminhar diariamente pode ajudar a lidar com esses problemas, especialmente se você passar por algum caminho em meio à natureza, como em um parque ou uma rua bem arborizada.
Faz bem à saúde dos ossos e dos músculos
Caminhar todos os dias faz com que você trabalhe sua musculatura e movimente os ossos, o que, como resultado, traz melhor tônus muscular e fortalece as articulações, já que, ao andar, você trabalha com o peso do próprio corpo.
Melhora a qualidade do seu sono
Quando você se movimenta durante o dia, chega à noite com mais necessidade de descanso, o que ajuda a dormir mais depressa e a ter uma boa qualidade de sono.
É um exercício ideal para iniciantes
Se a intenção for sair do sedentarismo, começar pela caminhada é uma ótima ideia, até mesmo por ser um exercício simples, de baixo impacto e que pode ser feito conforme os seus horários e possibilidades.
Em casos mais graves de sedentarismo e obesidade, consultar um médico cardiologista é sempre recomendado para que esse profissional possa avaliar sua resistência física e ajudar a estabelecer metas e limites saudáveis.
Viu só como caminhar diariamente faz bem à saúde? Comece aos poucos e, sempre que puder, evite o usar o carro e faça trajetos pequenos, como ir à padaria, a pé. Seu condicionamento físico agradece.